[weglot_switcher]

Startup Lisboa cria prémio em honra a João Vasconcelos

A Startup Lisboa anunciou esta quinta-feira a criação do “Prémio Empreendedor do Ano João Vasconcelos”, que tem como objetivo reconhecer anualmente o empreendedor que se destacou entre as startups e alumnis desta incubadora portuguesa.
28 Março 2019, 12h21

A Startup Lisboa anunciou esta quinta-feira a criação do “Prémio Empreendedor do Ano João Vasconcelos”, em homenagem ao ex-diretor executivo desta incubadora. A distinção tem como objetivo reconhecer anualmente o empreendedor que se destacou entre as startups e alumnis desta incubadora portuguesa e “honrar a memória e o legado” do antigo secretário de Estado da Indústria.

Miguel Fontes, atual diretor executivo da Startup Lisboa, afirma que este galardão “é mais do que uma justa e merecida homenagem a alguém que deu tanto” à incubadora criada Câmara Municipal de Lisboa, pelo IAPMEI e pelo Montepio e aos empreendedores que a ela pertencem.

“Esta é a primeira, entre outras iniciativas de homenagem que a Startup Lisboa irá promover para honrar a memória e o legado daquele que foi o seu primeiro diretor executivo e que desempenhou um papel essencial na sua fundação e na afirmação do ecossistema empreendedor português”, explicou Miguel Fontes.

João Vasconcelos faleceu na terça-feira aos 43 anos, vítima de ataque cardíaco. O ex-governante dedicou grande parte da sua vida profissional ao apoio aos  pequenos negócios, tendo sido, por exemplo, mentor de vários programas de aceleração empresarial, entre os quais o Startup Pirates, o Founder Institute, o Lisbon Challenge ou o Seedcamp.

A Startup Lisboa agradeceu, através de comunicado, todas as condolências enviadas e informou que irá divulgar mais detalhes sobre o “Prémio Empreendedor do Ano João Vasconcelos” (como o regulamento de participação) no próximo sábado (30 de maio), dia em que se realiza o «Demoday».

João Vasconcelos, que ficou conhecido por ter estado à frente da cimeira tecnológica Web Summit, integrou a formação inicial do atual Governo em 2015, assumindo aquela secretaria do Ministério da Economia, então tutelada por Manuel Caldeira Cabral. Acabou por sair do governo socialista em julho de 2017, depois de ser constituído arguido pelo Ministério Público no caso “Galpgate.

Do seu currículo consta também a presidência do conselho consultivo da empresa Flash, a vice-presidência da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entre 1999 e 2005, e a direção da Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 a 2015.  Ademais, foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas, e adjunto e assessor do gabinete do primeiro-ministro, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011.

https://jornaleconomico.pt/noticias/aip-recorda-o-papel-de-joao-vasconcelos-na-web-summit-426390

https://jornaleconomico.pt/noticias/cotec-portugal-lamenta-morte-de-joao-vasconcelos-o-autor-do-futuro-426379

https://jornaleconomico.pt/noticias/fundador-da-web-summit-sobre-joao-vasconcelos-fez-muito-para-promover-as-startups-portuguesas-no-mundo-426085

Notícia atualizada às 12h50

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.