A Startup Portugal quer continuar a apoiar as startups portuguesas na sua jornada além-fronteiras e para isso voltou a abrir as inscrições do programa Business Abroad. Este programa visa a presença de startups nacionais em grandes eventos tecnológicos, como é o exemplo da 4YFN (MWC) em Barcelona ou da Web Summit no Qatar, visando reforçar a presença do ecossistema português de empreendedorismo fora de Portugal.
As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 27 de dezembro para os primeiros três eventos internacionais, que acontecem nos primeiros meses do ano. A Techarena (20 e 21 de fevereiro), Web Summit Qatar (23 a 26 de fevereiro) e 4YFN (3 a 6 de março) são as primeiras mostras.
Segundo informação da Startup Portugal, o programa “destina-se a startups com presença em Portugal (com NIF português), que já detenham o seu próprio produto ou solução única de software, e que sejam uma empresa independente e não subsidiária de outra organização maior”.
Este ano, a Startup Portugal apoiou 50 startups através do programa Business Abroad, às quais ainda se juntaram 70 iniciativas de ligação à economia nacional. Em agosto, a Startup Portugal previa terminar o ano com o apoio a 120 startups lusas.
A Startup Portugal já tinha reportado uma elevada adesão à edição do ano passado, sendo que este ano já confirmou a presença em oito destinos, um acréscimo de dois face a 2024. A oferta pode ainda crescer ao longo do ano, com novas conferências e eventos tecnológicos a poderem surgir. Para já, entre as duas novidades estão a Techarena em Estocolmo e a Web Summit Vancouver (Collision), em Toronto.
As restantes candidaturas, para os eventos que acontecem depois do primeiro trimestre do ano, estão abertas até 2 de março de 2025.
“O Business Abroad tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes programas estratégicos para impulsionar a internacionalização das startups portuguesas. O sucesso da edição passada, que contou com uma adesão notável, reforçou a importância de continuarmos a apoiar estas empresas na apresentação das suas soluções nos palcos mais relevantes da tecnologia e inovação mundial”, refere António Dias Martins, diretor da Startup Portugal. “Esta iniciativa é também uma montra do potencial do ecossistema português, destacando Portugal como um verdadeiro hub de empreendedorismo”.
Desde o seu início, o programa Business Abroad já apoiou cerca de 310 startups em eventos tecnológicos internacionais e nos mercados mais relevantes para este setor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com