A ZeroPact, uma startup portuguesa focada em descarbonização, conquistou o 1.º lugar no El Corte Inglés Retail Challenge durante a Web Summit, recebendo 15 mil euros. A vitória permitirá iniciar um piloto com o El Corte Inglés, testando a sua tecnologia para cálculo e compensação da pegada carbónica de produtos no setor do retalho.
A startup portuguesa ZeroPact.co apresentou a sua ferramenta gratuita que permite às empresas de e-commerce calcular e compensar automaticamente a pegada carbónica dos seus produtos.
Como? Utilizando Inteligência Artificial, a plataforma analisa as emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos, desde a extração das matérias-primas até ao final de vida do produto.
Com uma visão ambiciosa, a ZeroPact tem planos de expansão para toda a Europa, focando-se em mercados europeus estratégicos devido à legislação emergente que, até 2027, obrigará as empresas a adotarem passaportes digitais de produtos e práticas de sustentabilidade mais rigorosas.
A startup em comunicado, diz que “com a aproximação da obrigatoriedade do Digital Product Passport (DPP) em 2027, a ZeroPact oferece uma solução prática e acessível para as marcas avaliarem e reduzirem o impacto ambiental, ao mesmo tempo que envolvem os consumidores na jornada pela sustentabilidade”.
A relevância da sustentabilidade para os consumidores é sublinhada por João Morgado, CEO da ZeroPact.
“Os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às práticas ambientais das marcas. O Barómetro Mastercard 2023 – Perceção da Sustentabilidade em Portugal revela que 80% dos portugueses dão importância à política de sustentabilidade dos comerciantes ou fornecedores e que 52% já deixaram de comprar um produto devido à má reputação ambiental de uma marca”, salienta João Morgado, CEO da ZeroPact.
“Estes números mostram a urgência das empresas em adotar práticas transparentes e alinhadas com as expectativas de um consumidor mais consciente”, afirma o CEO.
“Além disso, 87% dos portugueses manifestam interesse em saber a pegada carbónica das suas compras, com esta percentagem a subir para 90% entre as mulheres. No entanto, apenas 15% conhecem a sua própria pegada carbónica, apesar de 74% já estarem familiarizados com o conceito”, acrescenta.
“Este cenário evidencia uma grande oportunidade para as empresas liderarem na comunicação de sustentabilidade e oferecerem ferramentas que ajudem os consumidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis”, defende João Morgado.
Assunção Cristas, sócia da VdA e ex-ministra do Ambiente, sublinha a relevância da solução
“A entrada em vigor do Digital Product Passport marcará uma mudança profunda na forma como as empresas comunicam a sustentabilidade dos seus produtos”, refere Assunção Cristas.
“Modelos inovadores, como o da ZeroPact, são essenciais para apoiar as empresas neste processo, proporcionando soluções práticas que facilitam a medição e transparência das emissões de carbono. Estas ferramentas são cruciais para alinhar o setor empresarial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para a criação de uma economia mais responsável e resiliente”, defende a advogada.
Vasco Marques Pinto do El Corte Inglés diz que a aplicação da tecnologia na área de sustentabilidade “permite fornecer aos clientes informações claras e precisas sobre a pegada de carbono dos produtos que adquirem”.
“Além disso, pode criar um modelo replicável para o setor como um todo, impulsionando uma transformação mais ampla em direção à sustentabilidade”, Vasco Marques Pinto, Sustentabilidade, El Corte Inglés.
Esta tecnologia já está disponível em vários sites pioneiros portugueses, como Otherwise, Jakshoes, DCK, NAE-Vegan, 38 graus, Cool Mood Community, Arisca, Wheat&Rose, Le-mot, Mineral Fashion Store, Bordaleiras, Chulé, Pera Lima, Tribu, Cura, entre outros.
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