Startups portuguesas Corkbrick Europe e Homeit lançam campanhas na Seedrs

As duas startups portuguesas estão a recorrer à plataforma de equity crowdfunding para angariar investidores. As duas campanhas pretendem captar, no seu conjunto, 400 mil euros.

A Seedrs, plataforma europeia de equity crowdfunding, é a opção de financiamento cada vez procurada pelas startups portuguesas. Exemplo disso são as campanhas lançadas pela Corkbrick Europe e pela Homeit, com o objetivo de angariarem financiamento por parte de investidores em todo o mundo. No conjunto, as duas startups pretendem captar pelo menos 400 mil euros.

A Corkbrick Europe, empresa portuguesa que desenvolveu um sistema inovador de blocos de cortiça que, à semelhança das peças Lego, permite criar e construir em casa ou no escritório qualquer tipo de estrutura ou mobiliário sem o recurso a ferramentas, lançou uma campanha na Seedrs com o objetivo de angariar 150 mil euros. A empresa é avaliada em 850 mil euros e coloca no mercado 15% do seu capital numa campanha que já atingiu mais de 20% do seu objetivo, o equivalente a mais de 32 mil euros.

A Homeit, plataforma portuguesa que criou uma solução simples, segura e de baixo custo para o mercado dos arrendamentos de curta duração que permite gerir remotamente as unidades de alojamento local, lança no início da próxima semana uma operação de venda de ações em equity crowdfunding. O sistema Homeit funciona tanto com as portas da rua como as dos apartamentos, e permite o acesso aos hóspedes e fornecedores através de um de smartphone ou de um sms. O objetivo da campanha é captar pelo menos 250 mil euros, colocando 10% do capital no mercado, e estando avaliada em 2,25 milhões de euros.

Recentemente, a Seedrs anunciou a criação de um mercado secundário para negociação de ações de empresas financiadas através da plataforma. A ferramenta, que estará disponível este verão, vai permitir aos investidores comprar e vender ações e pretende ajudar as empresas a atrair mais capital. A primeira janela de negociação aconteceu no início de junho e teve mais de 138 lotes de ações listados dos quais mais de 54 foram comprados por investidores que procuraram aumentar sua participação acionista nas empresas em que acreditam. A plataforma está aberta a investidores e empresas na Europa, sendo que aceita campanhas e investimento em euros e libras.

Recomendadas

Portuguesa Blue Oasis Technology foi uma das startups vencedoras do programa das fundações Oceano Azul e Calouste Gulbenkian

A empresa, com menos de um ano de vida, desenha, constrói e instala “recifes” artificiais que permitem a, recuperação de ecossistemas marinhos danificados e a reversão do declínio da biodiversidade do oceano. Noruegueses da Tekslo Seafood e argentinos da FeedVax também se destacaram.

Portuguesa Knok assegura 4,4 milhões em ronda de investimento com Fundo NOS 5G e Triple Point

Startup portuguesa integra vídeoconsultas, ferramenta de apoio à triagem e monitorização remota de pacientes via inteligência artificial num único sistema.

Ubirider. Aplicação para carregar passe dos transportes em qualquer lado ruma a Évora

O sistema permitirá a validação dos cartões de quem reside na cidade e dos turistas estrangeiros que visitam o Templo de Diana e querem percorrer a capital da região centro-sul e pagar automaticamente a viagem, encostando o ecrã do telefone.
Comentários