A fabricante automóvel Stellantis decidiu cortar as suas previsões para 2024. A empresa justifica este ajustamento com a deterioração das dinâmicas do sector a nível global e a concorrência da China no mercado dos carros elétricos.
“A dinâmica competitiva intensificou-se devido ao aumento da oferta da indústria, bem como ao aumento da concorrência chinesa”, disse a Stellantis, citada pela “Reuters”, referindo que, neste contexto, as vendas vão ser mais baixas do que o previsto na segunda metade do ano na maioria das regiões.
A empresa disse ainda que este ajustamento das previsões também reflete a decisão de “aumentar significativamente as ações para remediar os problemas de desempenho na América do Norte”, sem dar mais detalhes.
No início deste ano, os acionistas da Stellantis nos EUA processaram a fabricante por considerarem que esta os enganou ao esconder o aumento do stock e outros problemas antes de apresentar resultados dececionantes que ditaram uma queda das ações.
A Stellantis não é a única fabricante a ajustar as suas estimativas. Também a Volkswagen cortou as previsões anuais pela segunda vez em três meses, o que, refere a “Reuters”, poderá aumentar a pressão para a União Europeia finalizar os planos relativos à possível imposição de tarifas sobre carros elétricos chineses.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com