A Stellantis e o gestor português Carlos Tavares, que deixou de ser CEO da fabricante automóvel Stellantis no passado domingo, chegaram a um acordo que prevê que a remuneração do português, em 2024, seja inferior aos 36 milhões de euros recebidos em 2023, avança o Financial Times.
Esta descida é justificada por o salário de Carlos Tavares estar indexado ao desempenho da empresa que acabou por se deteriorar durante o ano. Refira-se que em 2023 a remuneração de Carlos Tavares tinha subido 56% face ao ano anterior.
O Financial Times sublinha, recorrendo a duas fontes com conhecimento das negociações, que este acordo entre gestor e empresa foi alcançado no fim-de-semana num processo “simples”.
A publicação recorrendo à Stellantis sublinha que 90% da remuneração do gestor português era variável. A fabricante automóvel, citada pelo Financial Times, refere que nesta altura “não é possível apurar” quanto é que Carlos Tavares poderá receber este ano, sem que se encerre o ano fiscal e se faça a respetiva auditoria a esses dados.
“Mesmo que soubéssemos, não poderíamos divulgar. Não divulgamos a remuneração dos nossos colaboradores, exceto quando exigido por lei, uma vez que respeitamos o seu direito à privacidade”, disse a Stellantis, citada pela mesma publicação.
O Financial Times refere que dos 36,5 milhões de euros recebidos por Carlos Tavares em 2023 (mais 56% face ao ano anterior), dois milhões de euros eram salário base, 2,5 milhões de euros eram benefícios e 32 milhões de euros eram relativos a incentivos ligados a desempenho.
A mesma publicação sublinha que existiam rumores que apontavam para que o pagamento a Carlos Tavares pudesse chegar a 100 milhões de euros, devido à sua saída da organização.
Mas a Stellantis veio referir, citada pela mesma publicação, que alguns dos números que têm sido avançados, relativamente à compensação do gestor português, devido à sua saída da empresa, vão “para além da realidade”.
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