O grupo do sector automóvel Stellantis está a estudar a possibilidade de abrir uma fábrica de baterias em Espanha, que iria promover a competição daquele país com Portugal. Isto porque a produção de quatro veículos totalmente elétricos, por parte da empresa, vai ter lugar em Portugal a partir de 2025, mas Espanha é candidata a receber essa parcela do mercado, de acordo com uma análise do diário espanhol “Cinco Días”.
A fábrica de Mangualde vai passar a produzir o Citroën ë-Berlingo, o Peugeot e-Partner, o Opel Combo-e e o Fiat e-Doblò, sendo que a empresa anunciou a construção de fábricas de baterias em França, Alemanha e Itália, por meio da Automotive Cells Company (ACC), uma joint venture com a energética Total Energies e a automotora Mercedes-Benz.
“Em 2035, todos os carros na Europa terão de ser elétricos, porque a União Europeia assim o decidiu”, referiu, em outubro do ano passado o diretor de operações da Stellantis, Uwe Hochgeschurtz, numa conversa com jornalistas, citada pelo “Cinco Días”.
“Teremos de fazer baterias, não há dúvida”, sublinhou o responsável.
O governo espanhol está a procurar formas de atrair o investimento da empresa e, para tal, está em cima da mesa a possibilidade de se avançar com programa de ajudas, que pode incluir empréstimos com taxas de juro a 0%.
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