O Riksbank, banco central da Suécia, decretou esta quarta-feira o terceiro corte nas taxas de juro em 2024, desta vez em 25 pontos básicos para 3,25%. O regulador sueco justifica este novo corte com uma economia ligeiramente mais débil e uma inflação mais baixa do que o esperado.
Para os analistas do Bankinter, “existe um tom dovish por parte do banco central”, sendo que, sem uma alteração do panorama, o Riksbank “deveria baixar as taxas de juros nas duas reuniões que restam até ao final do ano”. Além disso, estes analistas consideram que “está em aberto um possível corte de 50 pontos básicos ainda este ano”.
“À medida que se produzam mais cortes nas taxas de juro, a informação sobre o ponto final será ainda mais importante. Acreditamos que o Riksbank vai atuar frontalmente durante o outono e que as taxas de juro serão cortados em 50 pontos básicos em novembro e 25 pontos básicos em dezembro, o que dará um nível de 2,5% no final deste ano”, destacam os analistas do Bankinter.
Os especialistas do banco sueco SEB destacam que “no início de 2025, a nossa previsão é que as taxas de juro continuem a sofrer cortes, nomeadamente dois cortes de 25 pontos básicos e que em março se situem em 2%”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com