[weglot_switcher]

Suíça. Aquisição do Credit Suisse sob investigação judicial (com áudio)

A Procuradoria Federal da Suíça está a investigar a aquisição do Credit Suisse por parte do UBS por possíveis violações das leis criminais do país. O gabinete diz ainda que poderão estar envolvidos membros do governo helvético, dos reguladores e das duas instituições bancárias.
EPA/MICHAEL BUHOLZER
2 Abril 2023, 19h24

A Suíça vai avançar com uma investigação ao processo de compra do Credit Suisse por parte do UBS, informa este domingo o gabinete da Procuradoria Federal da Suíça. Em causa estarão possíveis violações das leias criminais do país, levadas a cabo por membros do governo, das entidades reguladores e de membros das equipas de administração dos dois bancos.

Recorde-se que o Credit Suisse foi comprado no passado mês de março, num negócio concretizado em tempo recorde de forma a evitar a implosão do sistema bancário helvético. A instituição financeira sofreu duros golpes com o colapso do Silicon Valley Bank e o seu valor de mercado afundou no espaço de poucos dias – mais concretamente 2,5 mil milhões de euros. Acabou comprado pelo UBS por pouco mais de 3 mil milhões.

Num comunicado divulgado este domingo pela agência Reuters, o procurador-geral suíço diz que “deseja cumprir de forma proativa o seu mandato e responsabilidade, de forma a contribuir para que o centro financeiro suíço seja ‘limpo'”. Para isso, adianta, foi montado “um sistema de monitorização para que possa agir imediatamente em quais matérias que caiam na sua área de responsabilidade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.