A Suíça pretende realizar uma votação sobre a nacionalização parcial do UBS Group informa o jornal “Sonntagszeitung” citado pela “Bloomberg” este domingo, 17 de setembro.
A iniciativa propõe alterar a constituição suíça para dizer que “os grandes bancos de importância sistémica devem ser geridos como sociedades por ações, com a confederação como acionista maioritário em termos de capital social”, de acordo com o jornal.
O texto está atualmente sob revisão pelas autoridades federais. Caso seja dada ‘luz verde’, os responsáveis por esta iniciativa terão 18 meses para recolher 100 mil assinaturas. O parlamento e os ministros teriam então que ponderar antes da questão puder ser submetida a uma votação nacional, um processo que provavelmente levaria vários anos.
As iniciativas populares são uma parte fundamental do sistema de democracia direta da Suíça. Mesmo que não tenham sucesso, muitas vezes influenciam o debate público.
Após a aquisição do seu antigo rival, o Credit Suisse, mediada pelo governo, os ativos do UBS são agora cerca do dobro do tamanho da economia suíça. Isto levantou preocupações de que o banco seria demasiado grande para ser resgatado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com