A edição de 2024 ficou marcada pelo regresso dos Da Weasel aos palcos da Região Autónoma da Madeira. A banda fez um hiato de 13 anos dos palcos para regressar em 2023. Em 2024 a Região foi um dos três palcos selecionados pelo grupo musical para atuar.
E o regresso dos Da Weasel à Região ficou à altura da expetativas. Os vários clássicos da banda integraram um concerto energético que deixou o público ao rubro no Parque de Santa Catarina.
Destaca-se também o concerto de Sérgio Godinho que aproveitou a sua passagem pelo festival para lembrar a liberdade com a interpretação do tema ‘Maré Alta’.
Este tema faz parte do primeiro álbum de Sérgio Godinho, intitulado ‘Os Sobreviventes’, de 1972. Nessa altura Sérgio Godinho, dois anos antes do 25 de abril, já lembrava ‘que a liberdade está a passar por aqui’.
Pelo meio Sérgio Godinho fez lembrar temas como ‘Ora Vejam Lá’ do Conjunto António Mafra e os ‘Vampiros’ de Zeca Afonso.
E ainda houve espaço para fazer uma vingança dos anos 90 com os Revenge of the 90’s. O espetáculo foi mesmo um dos pontos altos do Summer Opening. Não faltou animação, nostalgia, e alusões aos clássicos da época. Pelo palco foram passando figura da época como por exemplo King África, Batatinha e Companhia, e Melão (Excesso).
Pelo palco passaram também outros conhecidos dos noventas como Rei Leão e a Rua Sésamo, e ainda uma passagem pelos tempos de Baywatch com David Hasselhoff e Pamela Anderson.
O Summer Opening trouxe ainda como cabeças-de-cartaz Veigh e o madeirense Van Zee. A isto juntou-se também os Milky Chance.
Pelo SO_PROD Stage passaram também Zarco, Ivandro, Julinho KSD, Maya Blandy, Pedro Mafama, Duailibi, EU.CLIDES.
Na tenda eletrónica passaram Pita, DJEFF, Rui Vargas, Sini, FABZ, Taby, Sam the Kid, DJ Big, Sir Scratch, DJ GLUE B2B SHAKA LION, GMO, Noia, Beatbombers, Marlokov, Jay Camara, Zen Baboon, Vitor Batista, Nuno Lopes.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 9 de agosto.