[weglot_switcher]

Super iate de Abramovich visto a navegar ao largo da Turquia (com áudio)

O super iate ‘Solaris’, de 140 metros de comprimento, que navega sob a bandeira das Bermudas de acordo com o portal Marine Traffic, deixou um estaleiro em Barcelona a 8 de março, onde esteve a ser reparado.
21 Março 2022, 10h09

Um dos super iates do oligarca russo Roman Abramovich — alvo de sanções por parte do Ocidente, foi visto a navegar a alguns quilómetros da costa sudoeste da Turquia esta segunda-feira, 21 de março. Segundo a “Reuters”, baseada em dados que monitorizam navios nas águas da União Europeia (UE), a embarcação contornou a zona marítima do bloco nos últimos dias, antes de chegar a águas turcas.

Abramovich é uma das figuras mais mediáticas entre os vários bilionários russos na lista negra da UE, criada após a invasão russa à Ucrânia. Desde o início do  conflito no leste da Europa que os governos da UE tem agido no sentido de confiscar ou sancionar os bens destes oligarcas, incluindo iates e outros bens de luxo.

O principal propósito dos governos ocidentais é tentar isolar Vladimir Putin, presidente da Rússia, dos seus aliados, de forma a cortar qualquer tipo de financiamento ao conflito na Ucrânia.

Na semana passada, Abramovich voou para Moscovo após deixar Istambul no seu avião privado. De acordo com dados de rastreamento de voos, foi a segunda viagem de um jato ligado ao ainda dono do Chelsea entre a cidade turca e a capital russa em três dias.

O super iate ‘Solaris’, de 140 metros de comprimento, que navega sob a bandeira das Bermudas de acordo com o portal Marine Traffic, deixou um estaleiro em Barcelona a 8 de março, onde esteve a ser reparado.

O ‘Solaris’ partiu da cidade turística de Tivat, no Adriático, em Montenegro, a 13 de março, com destino à Turquia, contornando para tal a ilha grega de Creta nos últimos dias.

O super iate foi construído num estaleiro alemão e foi lançado ao mar no início do ano passado. É um de uma série de iates de propriedade de Abramovich, de acordo com as revistas “SuperYachtFan”, “SuperYacht Times” e “Forbes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.