Os reguladores financeiros dos Estados Unidos anunciaram esta sexta-feira o fecho do Silicon Valley Bank (SVB) por falta de liquidez e de capital (situação de insolvência) e anunciaram medidas para garantir a proteção de todos os seus depósitos garantidos.
“O Silicon Valley Bank em Santa Clara, na Califórnia, foi encerrado hoje pelo Departamento de Proteção Financeira e Inovação, o qual nomeou a FDIC como liquidatário”, revelou a agência norte-americana para a proteção dos depósitos (FDIC).
O Departamento de Proteção Financeira da Califórnia, onde a entidade está sediada, explicou em comunicado que tomou posse do SVB (intervencionou) e que transferiu a gestão dos seus ativos para o Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC).
A FDIC, numa outra nota, anunciou que tomou medidas para proteger os depósitos e que todos os clientes com fundos garantidos terão acesso total até à próxima segunda-feira.
A intervenção no banco ocorre depois de uma tentativa falhada de aumentar o capital. Na quinta-feira, as ações tombaram mais de 60%, tendo a negociação dos títulos sido suspensa esta sexta-feira ainda antes da abertura de Wall Street.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com