A polícia federal da Bélgica deteve esta quinta-feira para interrogatório várias pessoas por suspeitas de corrupção no parlamento europeu, estando Portugal entre os países envolvidos nas buscas policiais. Segundo o jornal “Le Soir” terão sido feitas 21 buscas pela Polícia Federal na região de Bruxelas, Flandres, Valónia e Portugal. Ministério Público belga confirma ter detido suspeitos para interrogatório.
Em causa está uma investigação de vários meses a lobistas que trabalham para a empresa chinesa de telecomunicações Huawei por suspeitas de terem subornado atuais ou antigos eurodeputados para promoverem a política comercial da empresa na Europa.
A investigação envolve uma empresa sediada em Portugal que terá sido alvo de buscas por suspeitas de efetuar os pagamentos aos eurodeputados.
Estes lobistas foram detidos pela polícia belga por suspeitas dos crimes de corrupção, falsificação e uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro e organização criminosa, que terão envolvido subornos a 15 eurodeputados.
Segundo a “Euronews” um dos principais alvos desta investigação é Valerio Ottati, lobista de 41 anos, que entrou na Huawei há seis anos, tendo antes trabalhado para deputados italianos envolvidos nos dossiers sobre a China.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com