[weglot_switcher]

Sustentabilidade de plantéis entre as ‘Big Five’. Conheça os clubes que deverão ter melhor futuro

A ausência de clubes italianos e franceses nesta lista poderá lançar o alarme sobre o futuro destas ligas. Sem sentido contrário, Alemanha, Inglaterra e Espanha posicionam-se com os principais campeonatos onde os clubes têm estratégias de longo prazo mais sustentáveis a nível financeiro e desportivo.
3 – Athletic Bilbao
18 Março 2021, 13h26

Com base nos critérios de idade, tempo de permanência e duração do contrato restante, o CIES (Observatório de Futebol) concebeu uma classificação de ‘gestão de plantel sustentável’ para as ‘Big Five’ (Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e Itália). Para cada jogador presente no plantel destes clubes, multiplicou-se o número de anos passados ​​na primeira equipa do clube empregador (limitado a oito) pelo número de anos restantes do contrato (limitado a cinco), dividindo posteriormente o total pela idade.

Desse ponto de vista, os adeptos do Manchester United podem estar relativamente confiantes na habilidade da sua equipa se classificar sem muita dificuldade para a fase de grupos da Liga dos Campeões nas próximas temporadas e, eventualmente, erguer novamente o troféu da Premier League. Logo atrás do Manchester United, apesar de ter muito menos recursos financeiros, os clubes bascos Real Sociedad e Athletic Club são exemplos perfeitos de gestão sustentável de equipas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.