[weglot_switcher]

Suzano avança com aumento de preços para a pasta de papel em outubro e Altri acompanha

O preço da pasta de papel vai voltar a aumentar. A Suzano anunciou um novo aumento do preço da pasta de papel (BEK) para outubro, tanto para a Ásia como para a Europa e EUA. A Altri vai acompanhar o aumento de preços.
26 Setembro 2023, 15h30

O preço da pasta de papel vai voltar a aumentar. A Suzano anunciou um novo aumento do preço da pasta de papel (BEK) para outubro, tanto para a Ásia como para a Europa e EUA.

Além do aumento de 30 dólares por tonelada para a China, anunciou um novo aumento de preços para a Europa e EUA, de 50 dólares por tonelada.

“A Altri vai acompanhar este aumento de preços”, diz fonte oficial da papeleira.

A brasileira Suzano, a maior fabricante mundial de pasta branqueada de eucalipto (BEK), informou os clientes na quarta-feira, 20 de setembro, dos aumentos de preços com efeitos nas vendas de outubro, soube a Fastmarkets.

A empresa está a definir um aumento de preço de 30 dólares por tonelada para as vendas à China, onde o último índice PIX, a 19 de setembro, indicava um preço de 553,27 dólares por tonelada. Isto significa que, se os novos preços forem aplicados na totalidade, o índice poderá atingir cerca de 585 dólares por tonelada, segundo a Fastmarkets.

A empresa brasileira está a dizer aos clientes que o aumento é justificado por uma maior procura na China; pelos novos aumentos de preços para o papel produzido no país, incluindo do papel de impressão/escrita; e pelos melhores preços de revenda da pasta de papel, demonstrando um ambiente mais forte de entrada de pedidos.

Com os preços líquidos na China mais elevados do que noutras regiões, e uma melhor procura nos mercados spot em África, no Médio Oriente, e outros países asiáticos, a empresa também está a estabelecer um aumento de preços de 50 dólares por tonelada para as vendas à Europa e à América do Norte.

A Fastmarkets tomou conhecimento de que a empresa está a trabalhar com os atuais preços de tabela de 850 dólares por tonelada na Europa, com o objetivo de atingir os 900 dólares por tonelada em outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.