[weglot_switcher]

SVB: Reserva Federal reúne de emergência esta segunda-feira (com áudio)

A Reserva Federal deve discutir novas formas de travar o contágio do colapso do SVB, que tinha sobretudo clientes com depósitos sem garantia, numa tentativa de travar o pânico que se vai instalando nos mercados.
Tony Webster
13 Março 2023, 11h47

Perante o colapso do banco norte-americano Silicon Valley Bank (SVB), a Reserva Federal marcou uma reunião de emergência para esta segunda-feira, a realizar-se pela tarde, à hora de Lisboa, para tentar conter o pânico que se vai espalhando pelos mercados.

O encontro entre os reguladores norte-americanos está marcado para as 15h30, hora de Lisboa, e visa discutir o futuro e os próximos passos a dar na resolução do SVB. O banco, recorde-se, caiu em desgraça em pouco mais de 48 horas, passando de um dos nomes da finança norte-americana, sobretudo junto do ecossistema de startups tecnológicas, para uma instituição em ruínas.

Tanto a Reserva Federal, como o Departamento do Tesouro têm estado a monitorizar a situação de perto, tendo já reunido com legisladores californianos, onde o SVB estava sediado, para discutirem a situação do banco. A Fed avançou também entretanto com a garantia sobre os depósitos dos clientes do banco agora falido, evitando uma corrida que estava já a arrancar.

Na reunião desta segunda-feira devem ser debatidos mais detalhes quanto à estratégia a adotar e quais os passos seguintes na resolução do banco. O presidente Joe Biden garantiu já que serão tomadas todas as medidas pra responsabilizar os líderes das instituições financeiras com problemas, que incluem agora também o Signature Bank, que foi encerrado na sequência das dificuldades no SVB.

Um dos aspetos chave prende-se com a proporção de depositadores sem garantia que estavam no SVB e as preocupações de clientes semelhantes noutros bancos. Segundo a legislação americana, depósitos até 250 mil dólares (234,4 mil euros) estão garantidos, mas o banco servia maioritariamente clientes empresariais, pelo que 89% dos depósitos excediam este valor.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.