[weglot_switcher]

Sword Health reforça aposta em Portugal e já cobre mais de 90% das seguradoras privadas

O unicórnio português cobre agora mais de 90% das seguradoras privadas que atuam no país, depois de ter testemunhado uma grande procura pelos seus serviços. Ao longo dos próximos cinco anos, a Sword Health prevê tratar um total de 250 mil portugueses. 
18 Fevereiro 2025, 15h28

A Sword Health, líder global na área de Artificial Intelligence Care, está a reforçar a sua presença em Portugal, o seu país de origem, ao estabelecer acordos com mais de 90% das seguradoras privadas portuguesas.

Recorde-se que a Sword Health desenvolveu a primeira plataforma no mundo que, graças à combinação entre Inteligência Artificial e experiência de equipas clínicas, permite que os pacientes tenham acesso a cuidados de saúde a qualquer hora e a partir de qualquer lugar.

O unicórnio português cobre agora mais de 90% das seguradoras privadas que atuam no país, depois de ter testemunhado uma grande procura pelos seus serviços. Ao longo dos próximos cinco anos, a Sword Health prevê tratar um total de 250 mil portugueses.

Atualmente, mais de 3,8 milhões de portugueses já contam com um seguro de saúde privado, segundo os dados do Portal dos Seguros de Saúde da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Entre as seguradoras e planos de saúde com os quais a Sword já estabeleceu parceria encontram-se a Multicare, Médis, Advancecare, Allianz, entre outras.

“Queremos criar acesso às nossas soluções também em Portugal, aumentando o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde de que precisam, onde e quando precisam. Agora, mais de 90% das seguradoras privadas passam a disponibilizar a nossa solução inovadora de tratamento da dor física  reabilitação”, afirma André Eiras dos Santos, Diretor de Expansão da Sword Health.

“Na Multicare estamos profundamente comprometidos em garantir que nenhum segurado fique sem a resposta clínica e o apoio personalizado de que necessita. Temos muito orgulho em disponibilizar, aos nossos membros, a solução de fisioterapia digital inovadora e conveniente da Sword Health, contribuindo para melhorar o acesso a cuidados de saúde primários”, refere Ana Rita Gomes, membro da Comissão Executiva da Multicare.

“Na Médis reconhecemos as dificuldades no acesso aos cuidados de saúde. Com a Sword Health, conseguimos oferecer uma solução, que graças à tecnologia, permite aos nossos clientes recuperar de problemas músculo-esqueléticos com apoio clínico, onde e quando precisarem”, diz Nuno Gomes Duarte, Diretor de Oferta e Gestão do Produto do Grupo Ageas Portugal.

A AdvanceCare, gestora de cuidados de seguradoras como a Generali/Tranquilidade, Lusitania, entre outros, com a qual a Sword também já estabeleceu parceria, admite que “a crescente procura por soluções digitais exige uma resposta ágil e inovadora por parte das seguradoras”.

Segundo a plataforma, o programa de tratamento da Sword pode ser disponibilizado gratuitamente ou haver lugar a uma coparticipação, consoante as condições da apólice do seguro do paciente. “Para verificar a elegibilidade, os interessados devem começar por preencher o formulário disponível no website da empresa. De seguida, a equipa da Sword irá validar os dados submetidos e entrará em contacto para confirmar a elegibilidade e informar sobre os próximos passos”, segundo o comunicado.

De acordo com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mais de 40% da população portuguesa sofre de dor crónica, sendo a dor lombar, que afeta mais de 40% da população, apontada como a principal causa. O custo anual da dor crónica na população portuguesa é calculado pela Societal Impact of Pain (SIP) – Portugal em 4.610 milhões de euros. A solução da plataforma de AI Care da Sword que está disponível no país é o Thrive, destinado ao tratamento de patologias músculo-esqueléticas, o que pode ser uma lombalgia, uma entorse, uma lesão meniscal ou a recuperação após a colocação de uma prótese de anca, por exemplo.

“No caso de Carla Mendes foi uma tendinite que a levou a procurar a Sword”, relata a empresa.

“Comecei a fazer a fisioterapia da Sword para tratar uma tendinite no ombro, uma vez que o meu seguro da Allianz me dava essa possibilidade. O programa de tratamento revelou-se bastante conveniente em termos de tempo e de eficiência, e a minha fisioterapeuta foi super acessível e educativa. Depois de completar as sessões, consegui voltar a 100% ao CrossFit, que faço três vezes por semana, e consegui voltar a brincar com a minha filhota sem qualquer desconforto. Nem me lembro que tive uma lesão no ombro”, conta a paciente recuperada depois do programa da Sword.

“Vivemos uma altura desafiante para o setor da saúde. Foi crucial a AdvanceCare adaptar-se a esta nova realidade, alargando e incluindo na rede médica soluções de saúde inovadoras como a que oferece a Sword Health”, explica Tiago Vacas Felgueira, Diretor de Produto da AdvanceCare.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.