A Sycomore Asset Managment (parte da Generali Investments) acaba de lançar o Sycoyield 2032, o seu terceiro fundo fixed-term, focado em obrigações de empresas, denominado em euros e estratégias de rentabilidade via carry.
Fixed-term funds (FTFs), ou fundos de prazo fixo, são produtos de investimento que bloqueiam o capital dos investidores por um período predeterminado em ativos de renda fixa. Em troca, oferecem uma taxa de juro fixa e o retorno do principal ao final do período estabelecido.
Com base no sucesso do Sycoyield 2026 e do Sycoyield 2030, os seus primeiros fixed-term funds, a Sycomore Asset Management (parte da Generali Investments) criou o Sycoyield 2032. A estratégia será gerida pela mesma equipa, Stanislas de Bailliencourt e Emmanuel de Sinety, juntamente com o analista de crédito Nicholas Campello e a analista de sustentabilidade Anaïs Cassagnes.
Gerido pela equipa de crédito e sustentabilidade, o fundo procura aproveitar oportunidades em emissões de refinanciamento entre 2026 e 2027, com ampla diversificação e sem período de subscrição, segundo o comunicado.
O fundo foi lançado num ambiente de mercado favorável para investimentos em obrigações e, principalmente, para estratégias de carry yield.
“A curva de juros mais acentuada está a gerar rendimentos adicionais em maturidades mais longas e permite aos investidores, em determinadas configurações de mercado, beneficiar do efeito roll-down – o ganho de capital criado pela queda natural das taxas de rendibilidade à medida que os títulos se aproximam da maturidade”, refere o comunicado.
“Devido ao seu longo prazo de maturidade (2032), o fundo beneficiará de um mercado primário dinâmico, que acreditamos oferecerá muitas oportunidades em 2026 e 2027. Esperamos um grande número de operações de refinanciamento corporativo, que deverão ser acompanhadas de prémios de emissão atrativos”, acrescenta a Sycomore Asset Managment.
O Sycoyield 2032 investe em obrigações de empresas denominadas em euros, atualmente com uma classificação BB (a gama superior do segmento High Yield), explica a sociedade gestora.
“Dentro de um amplo universo de investimentos, abrangendo obrigações com Grau de Investimento e obrigações com classificação B (HY), o fundo oferece uma ampla diversificação por países e setores”, acrescenta a Sycomore que destaca que a equipa de investimento dedica especial atenção à qualidade das emissões para reduzir o risco de incumprimento.
Este novo fundo de prazo fixo reforça o leque de obrigações da Sycomore AM, que ultrapassa os 2 mil milhões de euros e cobre toda a curva de rendimentos e o espectro de risco de crédito.
Tal como no caso do Sycoyield 2026 e do Sycoyield 2030, não existe qualquer período de subscrição.
Os vários protagonistas comentam em comunicado o novo fundo de renda fixa. “O Sycoyield 2032 deverá permitir-nos aproveitar as oportunidades atualmente concentradas em obrigações com maturidade em 5 a 7 anos, uma vez que as empresas necessitam de refinanciar as suas dívidas”, afirma Stanislas de Bailliencourt, Director de Informática e Gestor de Carteira.
“O nosso profundo conhecimento do mercado de crédito permite-nos selecionar emitentes que apresentam a relação risco/retorno mais atrativa”, acrescenta Emmanuel de Sinety, Gestor de Carteira.
“Graças à confiança depositada pelos nossos parceiros nos nossos dois primeiros fundos de prazo fixo, Sycoyield 2026 e Sycoyield 2030, as estratégias ascendem agora a 750 milhões de euros”, explica Olivier Chamard, Chefe de Relações com Parceiros.
“Com o lançamento do Sycoyield 2032, o nosso objetivo é oferecer novas soluções de investimento que ofereçam retornos atrativos com um risco moderado, à medida que o rendimento dos fundos do mercado monetário continua a diminuir”, acrescenta Fabien Madar, Head of Business Development.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com