A portuguesa Tabaqueira, empresa do grupo norte-americano Philip Morris International, vai investir 300 mil euros na Região Autónoma da Madeira (RAM), este ano, que incluem a instalação de duas lojas no Funchal, focadas no Iqos, o produto da sua oferta que utiliza a tecnologia do tabaco aquecido, sem combustão.
De acordo com os dados da empresa, existirão cerca de dois milhões de fumadores em Portugal, contabilizando-se cerca de 50 mil fumadores na RAM. Portugal foi um dos primeiros quatro mercados em que a multinacional norte-americana introduziu a tecnologia do tabaco aquecido – tendo começado a comercialização no ano passado –, contando já com cerca de 100 mil utilizadores, a nível nacional, segundo a mesma fonte.
Este produto fica a partir de agora disponível na Madeira. As duas novas lojas da Tabaqueira no Funchal foram inauguradas agora, uma, em parceria, no Madeira Shopping, outra, de exploração direta, no Fórum Madeira. Mário Moniz Barreto, da Tabaqueira, explica que a opção por lojas com exploração direta se deve à necessidade de apresentação do novo produto e à explicação da forma como funciona.
“Temos uma equipa de seis pessoas para explicar o produto, que, pelas características que tem, necessita de uma apresentação de 15 a 20 minutos por cliente”, diz.
Aposta na nova tecnologia
A Philip Morris tem investido no desenvolvimento de produtos alternativos aos cigarros para fumadores. Nos últimos oito anos, investiu 3.000 milhões de euros em investigação e desenvolvimento (I&D) na tecnologia de tabaco aquecido, sem combustão, o que representa cerca e 74% do total das despesas do grupo com I&D. “A Tabaqueira está fortemente empenhada em contribuir para a construção de um futuro livre de fumo”, garante o diretor-geral da Tabaqueira, Miguel Matos, em declarações ao Económico Madeira.
“Queremos incentivar todos os fumadores adultos que não queiram, ou achem que não conseguem deixar de fumar, a que adotem produtos que, por não terem combustão, não os exponham aos níveis de tóxicos que estão presentes no fumo dos cigarros”, afirma.
A empresa defende que esta tecnologia reduz os malefícios do tabaco entre 90% e 95% e que os testes independentes que têm sido feitos o comprovam. “Os resultados da nossa investigação, bem como de já mais de 20 entidades independentes e oficiais, são muito encorajadores e confortam-nos na nossa convicção de que o Iqos é uma muito melhor opção do que os cigarros”, afirma Miguel Matos.
Empresa com 90 anos
Fundada em 1927, por Alfredo da Silva, a Tabaqueira é a maior empresa do sector em Portugal. Localizada em Albarraque, no concelho de Sintra, possui o terceiro maior centro de produção da Philip Morris na União Europeia, empregando cerca de 800 pessoas. É uma das 10 maiores empresas exportadoras portuguesas, vendendo para mais de 30 países e subsidiária do grupo norte-americano desde 1997.
Produz e comercializa as principais marcas de tabaco da Philip Morris –como Marlboro, L&M, Chesterfield –, mas também as herdadas da produção da própria Tabaqueira – como SG e Português. A Tabaqueira é também a sede
dos centros de excelência da Philip Morris International na União Europeia, prestando serviços e apoio a
todas as fábricas e outras subsidiárias do grupo na região, em áreas de competência transversal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com