[weglot_switcher]

Simulações. Sabe quanto vai descontar de IRS em 2020? Quem ganha até 659 euros mensais fica isento

O Governo publicou hoje as novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos rendimentos de trabalho dependentes e de pensões em 2020. Isenções para quem ganha até 659 euros por mês. Contribuintes solteiros, sem filhos, que ganhem até 685 euros brutos vão descontar menos 412 euros por ano. Veja aqui as simulações.
21 Janeiro 2020, 08h45

O Governo publicou hoje as novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos rendimentos do trabalho dependente e de pensões em 2020.

“A publicação no início do ano das tabelas de retenção na fonte constitui uma boa prática tendo em vista a previsibilidade do processamento de salários e pensões, cujos sistemas têm de ser adaptados”, segundo comunicado do ministério das Finanças, sobre o despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

“Estas tabelas agora aprovadas refletem, para além da sua adequação à taxa de inflação e a atualização automática do valor do mínimo de existência, o progressivo esforço de ajustamento entre as retenções na fonte e o valor de imposto a pagar decorrente das alterações aprovadas em matéria de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS)”, de acordo com a tutela.

Simulação para solteiro

Nesta simulação é de destacar que os contribuintes solteiros, sem filhos, que ganhem 685 euros brutos por mês vão passar a descontar menos 412 euros por ano.

Simulação para casado, um titular

Nesta simulação é de destacar que o contribuinte casado, um titular, com um dependente que aufere 1.225 euros mensais passa a reter menos 377,30 euros por ano. Já o mesmo tipo de contribuinte, mas com dois filhos, que ganhe 1.400 euros mensais passa a descontar menos 235,20 euros mensais.

Simulação para casado, dois titulares

Nesta simulação, o maior ganho é verificado no contribuinte casado, dois titulares, com dois filhos com um rendimento bruto mensal de 3.100 euros, registando um ganho anual de 1.085 euros.

Simulação para solteiro, com IRS jovem

No novo regime de IRS jovem, o maior ganho regista-se para os jovens que ganham até 1.250 euros mensais. Nesta modalidade, a variação na retenção anual é de 819 euros face ao regime anterior.

Simulação para pensionista casado, único titular

Nesta simulação, a variação na retenção anual mais elevada é para os contribuintes com um rendimento bruto mensal de 1.750 euros, com um ganho de 12,47 euros anuais.

Simulação para pensionista, casado com dois titulares, não casado

Nesta simulação, o maior ganho (17,82 euros) tem lugar para os contribuintes que ganham até 700 euros mensais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.