O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan acusou hoje a China de querer obter ganhos políticos no exterior com o fornecimento de vacinas e outras formas de assistência face à pandemia de covid-19.
“Exploraram ainda mais a pandemia para impor a sua agenda política”, afirmou Joseph Wu, durante uma videoconferência com os correspondentes estrangeiros no Japão.
Para o governante, a “diplomacia das vacinas” está a criar divisões entre os países da América Central e do Sul, dando a Pequim a oportunidade de exercer a sua influência no hemisfério ocidental.
Pequim está a disponibilizar o acesso à sua produção doméstica de vacinas e outros recursos contra a covid-19, bem como a desenvolver financiamento para “todos os que estão dispostas a aceitar uma parceria política”, defendeu.
Assim, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, a China usa essa parceria para “atrair ou pressionar os aliados de Taiwan e dos EUA”, de modo a ganhar “influência política”.
Joseph Wu notou ainda que a China já deixou um “rasto de dívida, corrupção e erosão de governação democrática” em países da Ásia, África e Europa, que aceitaram o financiamento de Pequim para os portos, ferrovias e outros projetos de infraestruturas.
Na terça-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) concedeu a homologação para uso de emergência à vacina chinesa contra a covid-19 Sinovac, anunciou a agência da ONU em comunicado.
O comité de peritos de vacinação da OMS recomendou a vacina, que requer duas doses com um intervalo de duas a quatro semanas, para pessoas a partir dos 18 anos.
É a segunda vacina chinesa a obter luz verde da OMS, o que permite a integração no dispositivo internacional Covax, de distribuição de vacinas contra a covid-19, nomeadamente nos países desfavorecidos.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.693.717 mortos no mundo, resultantes de mais de 171,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com