José Manuel Diogo, diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, considera que “a TAP é um dos vértices, um dos eixos fundamentais da relação entre Portugal e o Brasil”, aproximando os dois países.
Em entrevista ao “Negócios” e à “Antena 1”, o responsável afirma que a companhia área “é realmente hegemónica” e que “há cidades do Brasil, nomeadamente a capital Brasília, que só está ligada à Europa pela TAP”.
“Se estamos de acordo que a relação com o Brasil tem uma dimensão estratégica para Portugal não podemos ‘dar mole’ no sentido de que quando tivermos novos donos para a TAP se descure esse canal”, defendeu José Manuel Diogo, naquele que considera ser um fator crucial para os investimentos.
“É relevante eu poder ir e vir. A mobilidade é absolutamente relevante”, remata o diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.
As declarações são divulgadas num dia marcado pela XIII Cimeira Luso Brasileira. O presidente brasileiro, Lula da Silva, afirmou, no seu discurso, que o Brasil passou seis anos isolado sob a liderança de Jair Bolsonaro, prometendo pôr fim a este vazio e “partilhar oportunidades de crescimento” com Portugal.
Já o primeiro-ministro, António Costa, disse ser “um virar de página” nas relações bilaterais, saudando “a nova vontade do Brasil de participação plena e efetiva no quadro da CPLP”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com