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TAP, eDreams e Booking são as empresas de turismo com mais reclamações

No Portal da Queixa, 246 reclamações (47%) estão relacionadas com as agências e sites de reservas para viagens, enquanto 192 queixas (37%) foram dirigidas às companhias aéreas. As estadas geraram 62 denúncias, correspondendo a 12% do total.
22 Junho 2021, 15h23

Entre os passados dias 1 de maio e 17 de junho de 2021, o Portal da Queixa registou um total de 524 reclamações dirigidas ao sector do turismo, sendo que a TAP, a eDreams e a Booking são as empresas que têm mais reclamações. De acordo com a plataforma, metade das queixas relacionam-se com agências e sites para reservas de viagens.

O Portal da Queixa indica que os pedidos de reembolso são o principal motivo de reclamações na plataforma. Já aquando do encerramento das fronteiras internacionais em 2020, os pedidos de reembolso foram um dos principais motivos de queixa na plataforma que recebe reclamações dos consumidores portugueses.

Analisando em detalhe, 246 reclamações (47%) estão relacionadas com as agências e sites de reservas para viagens, enquanto 192 queixas (37%) foram dirigidas às companhias aéreas. As estadas geraram 62 denúncias no portal, correspondendo a 12% do total.

Numa análise mais detalhada pelas diversas categorias do sector do turismo, as queixas contra as companhias aéreas insurgem-se relativamente aos reembolsos, com 59% das reclamações, e 20% relativamente à perda de viagem. A TAP assume a liderança ao ser a companhia aérea com mais reclamações, com 95 queixas registadas ao longo do período analisado, seguindo-se a Ryanair, com 27 reclamações e a Easyjet com 13 queixas.

Relativamente às agências e site de reservas de viagens. a maioria das queixas prende-se com os pedidos de reembolso por cancelamento de reservas devido à pandemia, somando 57% das reclamações, e também pela falha na resposta e apoio por parte das marcas, com 17% das queixas.

Nesta categoria, o maior volume de reclamações pertence à eDreams, com 109 queixas do total registado no período em análise, seguindo-se a Rumbo, com 43 reclamações, a Mytrip.com com 19 queixas e a Travelgenio, com 14 queixas. Estas quatro entidades também registam um baixo índice de satisfação, com pontuações abaixo dos 40 pontos (em 100).

Relativamente às estadias, onde estão abrangidas cadeias hoteleiras, hotéis, pousadas, turismo rural, clubes de férias, guias e passeios turísticos, a principal reclamação apontada pelos consumidores também se refere aos pedidos de reembolso (50%). O segundo motivo mais apontado são as burlas (29%) e, em terceiro, as más condições (21%). No período em análise, o Booking lidera as reclamações, seguindo-se a Airbnb e a Stayforlong.

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