[weglot_switcher]

Tarifas já fazem mossa na agricultura norte-americana e Trump anuncia ajuda de 12 mil milhões

Os agricultores norte-americanos, sobretudo os produtores de soja, estão a sentir na pele os efeitos nefastos da política comercial de Trump. A China suspendeu as compras aos EUA e o presidente norte-americano foi ao fundo das tarifas para compensar os agricultores pelas perdas avultadas.
Donald Trump
EPA/CHRIS KLEPONIS / POOL
9 Dezembro 2025, 10h25

Donald Trump anunciou esta segunda-feira uma ajuda de 12 mil milhões de dólares (10,3 mil milhões de euros) em ajudas públicas para que os agricultores possam suportar as massivas quebras de receitas face à guerra tarifária que o presidente dos EUA abriu com alguns dos seus principais parceiros comerciais.

As exportações das colheitas dos agricultores norte-americanos têm sido totalmente impactadas pela incerteza tarifária que tem vindo a colocar em causa a estabilidade financeira face à subida de custos.

As exportações de soja a partir dos EUA têm estado no foco pela negativa devido à desaceleração quase total das vendas internacionais, uma vez que a China praticamente suspendeu as compras deste produto ao mercado norte-americano.

Trump referiu que esta ajuda pública de pouco mais de 10 mil milhões de euros será financiada com uma “pequena parte” das receitas que os cofres norte-americanos estão a angariar com a cobrança de tarifas.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.