[weglot_switcher]

Tarifas: quase metade das exportações portuguesas escapam a ‘castigo’ de Trump

Pelas contas do jornal “Público” relativamente ao atual panorama da exportação de produtos de Portugal para os EUA, cerca de 44% não devem ser afetados pela tarifa de 10% imposta pela administração Trump.
15 Abril 2025, 09h24

Portugal deve ter 44% das suas exportações livres das tarifas decretadas pela administração norte-americana presidida por Donald Trump, avança esta terça-feira o jornal “Público“.

Pelas contas do jornal, as exportações de Portugal para os Estados Unidos estão avaliadas em 5.318 milhões de euros, pelo que 2.365 milhões de euros (44%) não devem ser afetados pela tarifa de 10% por parte dos Estados Unidos, onde se inclui por exemplo os produtos petrolíferos e os medicamentos.

A 2 de abril, Donald Trump tinha anunciado uma tarifa de 25% para a União Europeia nas importações para o território norte-americano. Contudo, com os mercados a reagirem mal a este anúncio. o presidente norte-americano decretou a 9 de abril uma pausa de 90 dias nas tarifas, e baixou a tarifa aplicada à União Europeia para os 10%.

Por sua vez, a União Europeia decidiu suspender as tarifas que planeava aplicar aos Estados Unidos também por um período de 90 dias.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.