[weglot_switcher]

Task force garante que já existem condições para começar a vacinar jovens com mais de 12 anos (com áudio)

Processo de vacinação de jovens acima dos 12 anos vai “concentrar-se aos fins de semana para facilitar a vida dos pais e das crianças, e será em dois períodos. Agosto para primeiras doses e setembro para as segundas doses”, disse Henrique Gouveia e Melo.
  • Manuel de Almeida/Lusa
22 Julho 2021, 09h41

O coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19 assumiu em entrevista à “RTP” que “as condições estão reunidas para se poder fazer a vacinação” das crianças e jovens a partir dos 12 anos de idade, sendo que as mesmas estão em linha com as entregas de vacinas previstas.

“O processo vai concentrar-se aos fins de semana para facilitar a vida dos pais e das crianças, e será em dois períodos. Agosto para primeiras doses e setembro para as segundas doses”, disse Henrique Gouveia e Melo.

Questionado sobre a forma como se irá realizar o processo, o vice-almirante afirmou que a task force está a pensar que “sejam os pais a agendar a vacinação dos seus jovens e crianças”. Ainda assim, e caso esta opção não consiga chegar à maioria dos jovens acima dos 12 anos, a task force admite chamá-los através dos seus encarregados de educação.

O primeiro-ministro António Costa assumiu ao dia de ontem a vontade de vacinar a faixa etária acima dos 12 anos até ao mês de setembro, tratando-se de 570 mil vacinas disponíveis para o efeito. Henrique Gouveia e Melo afirmou que o “plano não está dependente do reforço de vacinas” e que a chegada de novas doses coincide com o plano de vacinação desta faixa etária.

Relativamente às listas de espera, o vice-almirante assegurou que estas vão diminuindo. “Todas as semanas chegam vacinas”, disse o coordenador, assegurando que umas se destinam para primeiras doses e outras para segundas, de forma a que os utentes consigam chegar à inoculação completa.

“Os ritmos de vacinação são diferentes todas semanas. Há semanas em que conseguimos vacinar mais rapidamente com primeiras doses, e outras semanas estamos empenhados em dar segundas doses”, afirmou, lembrando que nas duas últimas semanas os centro de vacinação conseguiram proceder à imunização de 1,7 milhões de portugueses, entre primeiras e segundas doses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.