[weglot_switcher]

Taxa de desemprego fixou-se em 7,7% em setembro, estima INE

Em termos homólogos a taxa de desemprego aumentou 1,2 pontos percentuais. Mas, comparativamente com o mês de agosto e com o conjunto dos três meses anteriores a setembro, INE registou-se um abrandamento no desemprego. Os dados ainda são provisórios.
  • Hugo Correia/Reuters
29 Outubro 2020, 11h30

A taxa de desemprego fixou-se nos 7,7% em setembro, mais 1,2 pontos percentuais acima do que em setembro de 2019, segundo a estimativa mensal relativa ao emprego e desemprego, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quinta-feira, 29 de outubro.

Embora em termos homólogos a taxa de desemprego tenha aumentado, comparativamente com o mês de agosto registou-se um abrandamento no desemprego. Face ao mês de agosto, a taxa de desemprego recuou 0,4 pontos percentuais, após três meses a subir. Em agosto a taxa de desemprego situou-se em 8,1%.

Assim, face ao mês de agosto, a população empregada em setembro aumentou 0,8% e, relativamente aos três meses anteriores, cresceu 1,9%. Contudo, comparativamente com setembro de 2019, a população desempregada caiu 2,3%.

Desta forma, a população desempregada diminuiu 3,7% em relação a agosto. Mas aumentou 17,1% por comparação com setembro de 2019.

Relativamente à taxa de subutilização de trabalho, o INE registou uma diminuição de 0,3 pontos percentuais, para 15,2%, em setembro face a agosto e os três meses anteriores. Em termos homólogos, esta taxa cresceu 2,5 pontos percentuais.

“A diminuição mensal da taxa de subutilização do trabalho neste mês [setembro] resultou da diminuição da população desempregada e do número de inativos disponíveis mas que não procuram emprego”, explica o INE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.