[weglot_switcher]

Taxa de inflação aumentou para 2,6% em novembro

Descontando produtos alimentares não transformados e energéticos registou-se uma variação homóloga do índice de 1,8% em novembro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística.
  • José Coelho/Lusa
30 Novembro 2021, 09h52

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou para 2,6% em novembro, segundo a estimativa rápida publicada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o organismo de estatística, descontando produtos alimentares não transformados e energéticos registou-se uma variação homóloga do índice de 1,8%, quando no mês anterior foi de 1,1%.

O INE estima que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 14,2% – 13,4% no mês anterior -, enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 0,8%, que compara com uma variação de -0,7% em outubro.

Os dados do INE indicam ainda que a variação mensal do IPC foi de 0,5%, o mesmo valor que foi registado em outubro e que compara com os -0,3% em novembro do ano passado.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,7% e que variou 1,8% no mês anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.