A taxa de inflação dos últimos 12 meses ficou em 7,3% na Região Autónoma da Madeira, menos 0,5% face ao mês passado, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).
No país a inflação ficou em 7,8%, menos 0,4% face ao mês anterior.
Quando à inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, ficou em 7%, face ao mês passado.
“Os bens registaram uma taxa de 8,2%, enquanto os serviços apresentaram uma taxa de 6,0%”, acrescentou a DREM.
Noutras categorias verifica-se que os restaurantes e hotéis tiveram uma inflação de 16,9%. Seguiu-se os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (+15,5%), acessórios, equipamentos domésticos, manutenção corrente da habitação (+8,1%).
Em termos homólogos, a inflação na Madeira ficou nos 3,8%, menos 0,6% face ao mês anterior, e o valor mais baixo desde março de 2022, indicam os dados da DREM.
No país a inflação em termos homólogos ficou nos 3,4%.
A DREM sublinhou que a inflação na Madeira, face ao mês anterior, apresentou uma variação de 0,5%, mais 1,2% face ao mês anterior, enquanto que no país ficou nos 0,3%.
Os dados da DREM referem que o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil na Região teve uma subida de 0,3% face ao mês anterior, e cresceu 5% face ao mês passado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com