PremiumTaxa turística no Funchal avança em 2020

A aplicação desta taxa em todos os munícipios da região pode render 5 milhões por ano, aponta o autarca.

Miguel Silva Gouveia quer que todos os municípios da região da Madeira avancem em conjunto para a criação da taxa turística, de forma a gerar mais receitas aos cofres autárquicos. Pela sua parte, o Funchal está preparado para avançar para a criação da taxa em 2020, que deverá render 3,5 milhões de euros por ano à cidade, mais 1,5 milhões aos restantes municípios da região.

O Funchal sempre vai avançar com a taxa turística? Qual o valor?
Precisamos de continuar a fazer mais [no setor do turismo]. Precisaremos de, a breve prazo, avançar com uma taxa turística. O valor de referência é um euro por noite. Se ficarem mais de cinco noites, as restantes não pagam. E excecionam-se as crianças até aos 14 anos

Quanto é que pode gerar em termos de receitas anuais?
Grosso modo cerca de três milhões e meio. O que aqui dava-nos também uma alavanca financeira para poder trabalhar outras áreas com essa dotação. Para o resto da Madeira provavelmente cerca de um milhão e meio.

Este dinheiro reverte para os municípios?
Sim. Porque é necessário continuar a investir no espaço público, nos jardins, na limpeza. Temo-lo feito recorrentemente utilizando o orçamento do município, mas obviamente dentro daquela lógica que eu falava de diversificação de fontes de financiamento.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 5 de julho.

Recomendadas

PremiumTomás Correia impugna condenação do Banco de Portugal

O atual presidente da Associação Mutualista Montepio Geral entregou no fim de maio no Tribunal de Santarém a ação de impugnação do processo de contraordenação que aplicou uma multa de 1,25 milhões. O Jornal Económico sabe a juíza aceitou a ação de impugnação e, “ao contrário do Ministério Público vai chamar testemunhas”, diz fonte conhecedora do processo.

Premium“Há efetivamente uma necessidade de mudança na Madeira”

Miguel Gouveia acredita que o PS poderá vencer as regionais. O autarca destaca que Cafôfo tem capacidade de diálogo para forjar coligações.

PremiumMagistrados criticam “equívocos” salariais

Tal como os juízes conselheiros, os magistrados do Ministério Público também vão poder ganhar mais do que o primeiro-ministro.
Comentários