[weglot_switcher]

Taylor Swift: Concertos disparam preços do alojamento em Lisboa

Concertos de Taylor Swift fizeram com que os preços disparassem 70% quando comparados com o mesmo período do ano passado. Os preços por noite entre 24 e 26 de maio superam os 200 euros nas unidades geridas pela GuestReady na zona central de Lisboa.
Taylor Swift
Taylor Swift
24 Maio 2024, 13h50

Os concertos da artista norte-americana Taylor Swift, marcados para esta sexta-feira e sábado (24 e 25 de maio) para o Estádio da Luz, que já estão esgotados, fizeram com que o preço das unidades geridas pela GuestReady, na zona central de Lisboa, aumentassem quase 70%, para cima dos 200 euros por noite entre 24 e 26 de maio, em comparação com os preços praticados no fim-de-semana anterior, e subiram quase o dobro face ao mesmo período de 2022 e 2023.

A taxa de ocupação já é superior aos 90%, mas mantém-se estável face aos anos anteriores, referiu a GuestReady. Ou seja, apesar de Taylor Swift atrair uma multidão, Lisboa tem sido um destino bastante atrativo.

“Apesar da duração média das estadias continuar a ser semelhante ao habitual para este ano, e sendo Lisboa uma cidade com enorme procura internacional o ano todo, assistimos agora a um fim de semana de interesse redobrado graças a este evento, que está a provocar resultados recorde com um aumento da procura muito superior ao normal”, disse o diretor geral da GuestReady em Portugal, Rui Silva.

A empresa de alojamento sublinhou que a subida de preços justifica-se pelo efeito desta “procura excessiva” e pela influência da “inflação na economia nacional”, acrescentando que no Alojamento Local (AL)  “este aumento é empurrado pelo acréscimo dos custos associados à atividade, refletindo-se depois no valor cobrado por noite pelos operadores”.

Rui Silva sublinhou que o mercado reage “muito rapidamente” às flutuações de procura e eventos desta relevância têm um “efeito imediato” na procura e nos preços, tornando-os em períodos lucrativos para os proprietários.

“No entanto, a constante subida do valor das reservas ao longo dos últimos anos tem vindo a acompanhar o aumento dos custos de manutenção e gestão das unidades de AL, fruto do contexto económico em que vivemos”, reforçou o diretor geral da GuestReady em Portugal.

Por mercados a empresa diz que se destacam os norte-americanos e ingleses “ficando em média cinco noites, por contraste aos anos anteriores, de 2023 e 2022, nos quais em período homólogo a maioria de hóspedes franceses e até portugueses tinha vindo a reservar estadias médias de quatro noites”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.