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Taylor Swift deverá gerar “forte impacto económico” em Portugal

Os concertos da cantora norte-americana Taylor Swift em Lisboa, agendados para esta sexta-feira e sábado no Estádio da Luz, vão ter, segundo a Mastercard, um “forte impacto económico” ao nível da restauração e alojamento. Já a GuestReady revelou que preço do Alojamento Local disparou 70%.
24 Maio 2024, 12h05

Os concertos da cantora norte-americana Taylor Swift em Lisboa, agendados para esta sexta-feira e sábado no Estádio da Luz, vão ter, segundo a Mastercard, um “forte impacto económico”.

À semelhança do que aconteceu noutros destinos por onde passou a tour mundial da cantora, em que os gastos na restauração aumentaram 68%, e, no alojamento, 47%, nomeadamente nos EUA, espera-se o mesmo efeito em todos os países onde Taylor Swift vai atuar, incluindo em Portugal.

“Durante a etapa norte-americana da Eras Tour de Taylor Swift, o país testemunhou um aumento de 68% nos gastos diários em restaurantes locais. Os hotéis nas imediações do concerto também registaram um aumento nos gastos, neste caso de 47%. Além do impacto na hotelaria e restauração, o pequeno retalho também sentiu um forte impulso perante o fenómeno ‘Swift Lift’ na economia”, considera a empresa gestora de meios de pagamento.

A Mastercard diz que este mesmo efeito é esperado em Portugal, durante a tour europeia da cantora, que entre maio e junho vai percorrer 10 cidades do velho continente, uma vez que é conhecido o gosto dos portugueses pela música e a apetência nacional pelos concertos de música ao vivo, o que cria forte expetativas quanto ao efeito económico ‘Swift Lift em Portugal (Taylor Swift estará em Portugal para duas atuações nos dias 24 e 25 de maio, no Estádio da Luz).

Natalia Lechmanova, Chief Economist Europe, Middle East & Africa do Mastercard Economics Institute, explica que “todos concordam que Taylor Swift é uma força cultural, mas nem todos conhecem a força económica que representa, nomeadamente ao nível do impacto económico que tem nos locais onde faz os seus concertos”.

“Só no ano passado, durante a sua digressão Eras Tour nos Estados Unidos, todos os restaurantes num raio de quatro km dos concertos da Taylor registaram um aumento de 68% nas receitas, enquanto as receitas de hotelaria aumentaram 47% na mesma área. Esperamos, por isso, um impacto económico ainda maior na digressão europeia este verão”, acrescenta.

As robustas redes de transportes na Europa vão facilitar o acesso dos fãs aos recintos de espetáculos, pelo que os benefícios poderão ser ainda mais alargados, muito para além das zonas circundantes aos estádios, defende  a especialista.

O estudo Experience Economy da Mastercard mostra que 79% dos portugueses revela uma forte vontade de assistir a um concerto a nível mundial, face a 63% dos restantes cidadãos europeus

O estudo analisou os gastos em experiências em 24 países a nível europeu. Quando comparado com os vizinhos europeus, esta percentagem é de 63%.

Em Portugal, 75% dos inquiridos considera que ver atuar um músico de renome internacional é um programa muito atrativo e que 47% não trocaria por nenhuma outra experiência. É que 53% dos portugueses sente que ouvir a sua música favorita é a melhor coisa do mundo e, para 43%, ver ao vivo o seu cantor preferido seria o melhor momento da sua vida. Já 56% considera mesmo que estar na primeira fila do concerto da sua banda/artista favorita é um momento priceless, impossível de quantificar.

Aliás, ouvir música ao vivo é mesmo o momento de felicidade absoluta para 79% dos portugueses e para 62% dos europeus. A música ganha em larga medida ao cinema quando se trata de conquistar a atenção dos portugueses e 53% concordam que nada se compara a assistir a um concerto da sua banda preferida face a apenas 15% que consideram assistir a uma estreia de um filme uma experiência entusiasmante.

Viagens e música são as experiências preferidas dos portugueses

Olhando para os dados globais, os eventos de música ao vivo são a segunda experiência mais popular para os europeus e para os portugueses. A primeira são as viagens e o turismo. Para os portugueses, as principais intenções de compra para este ano vão para viagens (67%), concertos de música ao vivo (48%), escapadelas relacionadas com o bem-estar (40%), experiências em família ou gastronómicas (39%) e experiências ao ar livre (36%).

O Estudo da Mastercard revela ainda que 88% dos viajantes portugueses, europeus e internacionais planeiam gastar o mesmo ou mais em experiências em 2024, comparativamente a 2023, num ano marcado por múltiplos eventos desportivos de projeção global, digressões musicais e festivais de cinema.

“Tal como nos EUA, é provável que as cidades mais pequenas, como Liverpool ou Lyon, tenham um maior impacto do que grandes centros como Londres ou Paris. Uma vez que a parte europeia da digressão se realiza no Verão, constitui, também, uma oportunidade perfeita para os consumidores combinarem o concerto com uma oportunidade de férias, o que, obviamente, irá impulsionar ainda mais a economia das cidades europeias”, conclui Natalia Lechmanova.

A Mastercard não é a única a prever um forte impacto económico com os concertos da Taylor Swift. A GuestReady já veio dizer que o preço por noite nas unidade de alojamento local, disparou em cerca de 70% com o preço médio a ultrapassar os 200 euros por dormida.

“Apesar de a duração média das estadias continuar a ser semelhante ao habitual para este ano, e sendo Lisboa uma cidade com enorme procura internacional o ano todo, assistimos agora a um fim de semana de interesse redobrado graças a este evento, que está a provocar resultados recorde com um aumento da procura muito superior ao normal,” segundo Rui Silva, diretor-geral da GuestReady em Portugal, citado em comunicado.

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