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Tecnologia ao serviço da experiência do cliente tem de ir além dos ‘bots’

Especialistas de empresas como Benfica, El Corte Inglés, BlueWorld, Lusíadas, Axians, Collab, Go Contact ou Intelcia, explicaram como a IA generativa traz benesses aos agentes dos contact centers, no evento organizado pela Media9 e Lab Experience.
Cristina Bernardo
7 Junho 2024, 12h00

A experiência do cliente (CX – Custumer Experience) é, cada vez mais, considerada fundamental para as grandes empresas e PME. A garantia foi deixada esta quinta-feira por vários especialistas na CXSummit, uma conferência coorganizada pela Media9 e Lab Experience, em Lisboa, a que pode assistir em vídeo em www.jornaleconomico.pt.

No sector da saúde, por exemplo, onde a situação não é a melhor, apesar de determinante para a sociedade, “70% do tempo que estamos no hospital é para aquilo que não queremos”, reconhece o administrador executivo do Cluster Lusíadas Clínicas Lisboa. Nuno España referia-se aos atrasos que se observam, com frequência, na realização de consultas e exames em unidades de saúde, o que prejudica a satisfação de muitos clientes com o serviço prestado.

O diretor de CX Solutions da BlueWorld, José Duarte, assinalou a importância de “automatizar a rotina e personalizar a exceção”, uma vez que a tecnologia já existente permite que muitos consumidores tenham uma experiência positiva. Por outro lado, existe a necessidade de resolver as situações em que tal não ocorre e que, por esse motivo, existe a necessidade de intervenção de um agente humano. É o que, de acordo com o executivo dos Lusíadas, acontece nos hospitais: os utentes continuam a sentir essa necessidade de interação humana, “ser tocadas, falar e olhar”.

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