[weglot_switcher]

Tecnologia regressa ao Dubai ainda com mais força

O grande destaque da abertura da Gitex Global vai para a Xpeng, que apresentou no pavilhão da e& o seu protótipo de um automóvel voador.
14 Outubro 2024, 10h33

A Gitex está de volta ao Dubai e ainda maior, algo que a organização pensava não ser possível. Depois da expansão em 10 vezes no ano passado, a Câmara da Economia Digital do Dubai voltou a superar-se com a Gitex Global e o Expand North Star, trazendo mais startups e também investidores para ver o que se passa no mundo.

A abertura oficial da Gitex acontece esta segunda-feira, 14 de outubro, mas o Expand North Star deu os primeiros passos ao dia de ontem, com direito a comitiva portuguesa.

O Jornal Económico foi convidado a assistir às conferências e apresentações deste evento que se quer colocar no mapa como um dos maiores acontecimentos tecnológicos a nível mundial. Se o primeiro dia na Marina do Dubai estava cheio, onde mal se conseguia caminhar entre pavilhões, a abertura da Gitex não poderia ser diferente.

Exemplo disso mesmo foi a correria para o pavilhão 22, onde o CEO da chinesa Xpeng se iria apresentar para mostrar o protótipo do automóvel voador. A presença do responsável acabou por não acontecer devido à multidão que estava entusiasmada para ver o que iria acontecer, tanto que uma forte comitiva do Dubai chegou para presenciar, o que levou a que o CEO da Xpeng não falasse. Ainda assim, era possível ouvir o entusiasmo à volta do automóvel quando este abriu as suas ‘asas’.

Neste espaço da e& (Etisalat, telecom dos Emirados), o destaque vai definitivamente para os protótipos automóveis presentes no rés-do-chão do stand, com robôs humanoides a despertar também uma certa curiosidade aos visitantes.

Veja as fotografias da Gitex, que o Jornal Económico conseguiu visitar ainda em preparações

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.