[weglot_switcher]

Tecnologia: Seguradores entre inovação e fundamentos do negócio

No Fórum Seguros 2018, o CEO da Tranquilidade diz ver vantagens na tecnologia e estar aberto a parcerias, nomeadamente com ‘insurtech’. Já o líder da Ageas Portugal sublinhou que ainda há muito a fazer na base do negócio.
28 Junho 2018, 13h50

Os desenvolvimentos tecnológicos são um dos desafios atuais do setor segurador, segundo reconheceram os principais players do mercado, no Fórum Seguros, que decorre esta quinta-feira, em Lisboa. Apesar de verem as oportunidades, não esquecem nos fundamentos do negócio.

“A tecnologia traz muito mais oportunidades que riscos. Somos muito otimistas sobre o futuro do setor”, afirmou o CEO da Tranquilidade, Jan de Pooter, num painel sobre “Os desafios do setor segurador em Portugal”, no fórum organizado pelo Jornal Económico, em parceria com a PwC.

Pooter considera que o negócio segurador vai continuar a crescer, apesar dos desafios de rentabilidade que continua a ser necessário superar. “Os seguradores têm responsabilidade de criar mais mercado”, disse, acrescentando que a Tranquilidade está a investir nas novas tecnologias para fomentar o negócio.

“Estamos aberto a parcerias e as insurtech incluem-se neste grupo. O desafio é a escala e a dimensão porque para implementar inovações tecnológicas é preciso que haja escala”, explicou.

O CEO do grupo Ageas Portugal, Steven Braekeveldt, não discorda no otimismo em relação às potencialidades das tecnologias para fomentar o negócio segurador. Mas faz um alerta: ainda há muito a fazer na base do setor que é necessário resolver antes de se focar outras questões, como a inovação.

“Há muito que tem de ser feito nos fundamentais dos seguradores. Estamos à beira de uma revolução, mas ainda estamos muito no início”, afirmou Braekeveldt, explicando que todas as indústrias se encontram nesta fase inicial de transformação digital. “Vejo tanta coisa a acontecer na inovação e o digital é bom, mas não nos podemos esquecer que os seguradores têm grandes responsabilidades”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.