[weglot_switcher]

Telecomunicações: Saiba como escolher o tarifário mais adequado ao seu perfil

A plataforma ComparaJá.pt analisou a oferta das seis operadoras móveis existentes em Portugal – MEO, NOS, Vodafone, NOWO, USO e Lycamobile – para cinco perfis de consumo distintos. Qual é a melhor solução para si? Veja já a seguir.
  • REUTERS / Dado Ruvic
17 Maio 2019, 15h00

Os telemóveis têm um papel cada vez mais relevante no dia-a-dia dos portugueses, tendo as operadoras ajustado as suas ofertas ao nível de tarifários móveis aos diferentes perfis de consumo no nosso país. Nesse sentido, de forma a apurar quais as ofertas mais competitivas face às necessidades de cada consumidor, a plataforma ComparaJá.pt analisou o mercado nacional em exclusivo para o Jornal Económico. As conclusões apontam para a necessidade de se ajustar a modalidade de pagamento e a tipologia de tarifário à utilização que efetivamente se faz destes serviços para evitar custos desnecessários.

Um tarifário à medida de cada membro da família

A família Antunes é composta pela Marta e pelo José, que têm um filho, o Francisco, e ainda pela avó Alice e pelo avô João, cada um com uma utilização específica do telemóvel.

O avô João praticamente nunca usa o telemóvel, servindo apenas para emergências. Já a avó Alice só faz uso do seu telemóvel para falar com a sua irmã, cunhado e sobrinhos que estão em Angola.

Por sua vez, a Marta utiliza o seu telemóvel para fazer chamadas e enviar algumas SMS para o seu filho e marido, acedendo muito pontualmente à Internet. O José, no entanto, faz muitas chamadas e utiliza frequentemente o e-mail dado a sua profissão assim o exigir.

Por fim, o Francisco, que completou agora 17 anos, não passa um dia sem aceder às redes sociais e ouvir música em streaming.

A plataforma ComparaJá.pt analisou a oferta das seis operadoras móveis existentes em Portugal – MEO, NOS, Vodafone, NOWO, USO e Lycamobile – para estes cinco perfis de consumo distintos.

Opção para quem utiliza pouco o telemóvel

Para quem, à semelhança do avô João, faz um uso muito reduzido do telemóvel e, quando o faz, apenas realiza chamadas curtas ou envia SMS, optar por um tarifário sem mensalidade e que não obrigue a qualquer tipo de carregamento obrigatório será a solução mais adequada.

É precisamente no âmbito deste tipo de oferta que, conforme a análise do ComparaJá.pt, mais operadoras surgem com tarifários específicos: Lycamobile, NOS, Vodafone, MEO e UZO apresentam condições diferenciadas ao nível dos custos dos diferentes serviços, sendo fundamental que os consumidores atentem na especificidade de alguns tarifários, para além do custo das chamadas ou SMS, dado poder haver lugar à cobrança adicional de determinado valor por cada dia em que se efetuarem comunicações. Em alguns tarifários são ainda retirados 1,50 euros do saldo a cada 2 meses para manter o número ativo.

De salientar que neste tipo de soluções para se usufruir de internet é necessário pagar por suplementos adicionais, os quais podem ser diários, semanais ou mensais.

Plano simples para chamadas e pouco mais

A Marta não dá muito uso ao seu smartphone. Faz algumas chamadas para o marido e para as amigas, envia mensagens ao filho quando este sai à noite para saber se está tudo bem e liga os dados móveis, esporadicamente, para consultar a meteorologia.

Para o perfil da Marta o ideal é um tarifário económico que inclua um plafond de comunicações ajustado ao seu perfil de utilização e que não exija fidelização. Eis as opções recolhidas pelo portal ComparaJá.pt na sua ronda pelo mercado dos tarifários pré-pagos sem fidelização:

Muitos minutos de chamadas e um pacote de Internet móvel generoso

O telemóvel do José não pára de tocar (quase) durante 24 horas, sempre devido a assuntos de trabalho para resolver. Para além de fazer muitas chamadas, envia ainda muitas SMS para todas as redes e passa muito tempo online a responder a e-mails.

Este perfil de utilizador irá retirar mais partido de um tarifário pós-pago, o tipo de solução mais completa do mercado, a qual poderá obrigar a uma fidelização de até 24 meses. NOS, MEO, Nowo e Vodafone foram as operadoras escrutinadas neste âmbito pelo ComparaJá.pt:

Os jovens saem a ganhar

O Francisco não passa um dia sem aceder à Internet pelos seu smartphone e passa horas online. A melhor opção para o jovem será qualquer um dos tarifários sub-25. As soluções do mercado direcionadas para os jovens são muito completas e competitivas, sendo que existe uma forte aposta das operadoras em fidelizar este público através da oferta de serviços adicionais, nomeadamente a dados móveis destinados à utilização de apps específicas.

Falar para o estrangeiro a preços apelativos

A avó Alice tem a irmã, o cunhado e os sobrinhos em Angola e por isso faz muitas chamadas para o estrangeiro. Face às suas necessidades de telecomunicações, a avó Alice irá obter maiores benefícios de um tarifário especializado que ofereça condições competitivas para comunicações internacionais. Conforme a análise do ComparaJá.pt, apenas a Lycamobile, a NOS e a Vodafone contemplam soluções específicas para comunicar para o estrangeiro:

Como escolher a melhor opção?

“Antes de se optar por um tarifário é crucial que faça, primeiramente, uma análise às reais necessidades de utilização destes serviços. Será mais útil ter muitos dados móveis ou muitos minutos de chamadas? O telemóvel não é utilizado frequentemente, servindo apenas para chamadas pontuais? Por outro lado, o principal objetivo do uso do telemovél é para efetuar chamadas para o estrangeiro? Muitos fatores influenciam a decisão entre optar por um tarifário pré-pago, com ou sem carregamentos obrigatórios, e um pós-pago. Só depois de se averiguar quais as necessidades específicas de cada utilizador é que se deve selecionar o tarifário mais adequado”, explica o CEO do ComparaJá.pt, José Figueiredo.

E acrescenta: “Os consumidores devem ponderar bem antes de efetuarem a escolha do seu tarifário. Têm de perceber, por exemplo, se a maioria das suas comunicações será efetuada dentro ou fora da rede, uma vez que as últimas podem representar custos elevados. Por outro lado, se necessitam de bastante Internet poderão beneficiar de um tarifário que inclua pacote de dados móveis alargado para evitar custos acrescidos. Se optarem por um tarifário sem qualquer tipo de mensalidade ou carregamento obrigatório, deixamos a nota de que para além do custo das comunicações, poderá haver lugar a cobranças adicionais por cada dia em que se realizem comunicações”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.