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Telecomunicações: valor criado a nível mundial aumentou 572 mil milhões entre 2019 e 2023

Os números são do “2024 Telecommunications Value Creators Report”, um estudo da Boston Consulting Group (BCG) sobre o desempenho de 59 empresas que representam a indústria globalmente.
21 Março 2024, 13h42

O valor gerado pelo sector das telecomunicações aumentou 572 mil milhões de dólares (cerca de 524,30 mil milhões de euros) entre 2019 e 2023.

Os números são do 2024 Telecommunications Value Creators Report, um estudo da Boston Consulting Group (BCG) sobre o desempenho de 59 empresas que representam a indústria globalmente.

De acordo com a consultora, a média anual do retorno acionista no ramo cresceu para 6%, tendo sido de 3% reportado no ano passado.

Segundo Eduardo Bicacro, Partner da BCG em Lisboa, “a criação de valor nas Telecomunicações teve um ano de recuperação”, apesar de continuar a ser, “em média, inferior à de alguns outros sectores”, acrescenta.

O sector das telecomunicações, “com características de mais baixo risco”, “tem conseguido entregar esse perfil de menor flutuação no valor gerado”. “Enfrenta, ainda assim, alguns desafios como as taxas de juro elevadas, a estagnação da receita, e a constante exigência dos investimentos para upgrade tecnológico, como é o caso do 5G”, explica o mesmo responsável.

O relatório refere que, entre 2019 e 2023, o pagamento de dividendos agregou 485 mil milhões de dólares (85% do valor criado).

Quanto ao aumento do valor de mercado das empresas, a BCG dá conta de 87 mil milhões de dólares (mais de cinco vezes menos).

“De facto, mais de 40% das empresas estudadas encerraram este período quinquenal com um valor de mercado inferior ao que tinham inicialmente”, acrescenta o documento.

“Observamos que, comparando entre operadores de características competitivas semelhantes, as organizações que criam mais valor são aquelas que conseguem crescer o seu negócio ou, nos mercados mais maduros, as que conseguem assegurar uma maior disciplina no controlo de custos, sendo para isso necessário recorrer a novas ferramentas digitais e à transformação do modelo operativo”, analisa, ainda, Eduardo Bicacro.
De forma a analisar e comparar a distribuição do valor criado por cada empresa, o relatório da BCG categoriza-as em vários arquétipos.
Assim, as empresas de telecomunicações globais produziram 32% do valor total criado, tendo tido um retorno médio anual para os acionistas (TSR) de 7% no período em análise, o que corresponde a mais 4 pp em relação ao registado no período de 2018 a 2022.
Quanto aos grandes operadores em mercados domésticos, um grupo que corresponde a mais de um terço da amostra, a BCG revela que geraram 267 mil milhões de dólares em valor acrescentado, cerca de metade do total do setor. O retorno médio foi de 6% entre 2019 e 2023 (+ 3 pp face ao período entre 2018 e 2022).
Com receitas de menos de dez mil milhões de dólares, as pequenas empresas conseguiram gerar 33 mil milhões de dólares (6% do valor total). O TSR foi de 3% naquele período (+1pp registados entre 2018 e 2022).
Para fechar a análise, a BCG dá conta de que as empresas de infraestruturas registaram o TSR mais elevado dentro do sector (10%). Este grupo, que corresponde a 10% da amostra, gerou 89 mil milhões de dólares (16% do valor total).
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