O grupo de telecomunicações espanhol Telefónica está à procura de um comprador para o seu negócio do Uruguai, numa altura em que a empresa está a desinvestir no mercado latino-americano, segundo o jornal ‘El Economista’.
O ativo mais valioso da Telefónica Uruguai são as frequências móveis, sendo que a operadora possui licenças nas faixas de 850 MHz. A Movistar Uruguay, filial da Telefónica, é o maior operador privado do país, contando com 1,4 milhões de clientes.
Segundo fontes do ‘El Economista’ , a avaliação dos negócios no Uruguai situam-se entre os 350 e 400 milhões de dólares (334 e 380 milhões de euros). Valores que se encontram em linha com os de uma oferta recebida há mais de três anos de acionistas da empresa Supercanal-Arlink, empresa de televisão argentina.
Nos últimos meses a filial da Telefónica tem registado uma ‘fuga’ elevada de clientes, que optam por mudarem-se para as suas concorrentes diretas.
De acordo com os dados disponíveis do quarto trimestre de 2024, a filial registou uma quebra de mais de 73 mil clientes.
Os dados da unidade reguladora de serviços de comunicações (URSEC) mostram que a Movistar é a segundo operadora de telemóvel do Uruguai, contando com 1,37 milhões de assinantes, tendo uma participação de mercado de 29%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com