Telpark anunciou um “forte plano de expansão da rede de carregamento elétrico” em Lisboa, “no âmbito do novo regime legal, que visa um quadro mais claro e simplificado para o setor”.
O novo regime jurídico da mobilidade elétrica, regulamentado recentemente pela ERSE, simplifica as regras e adapta o quadro regulatório ao contexto atual da mobilidade elétrica, permitindo à Telpark avançar com uma forte expansão dos pontos de carregamento elétrico.
“A nova lei é uma oportunidade para acelerar ainda mais a mobilidade elétrica em Portugal, e permite que a Telpark expanda a sua oferta de soluções de park&charge integradas na aplicação e responder às necessidades atuais e futuras dos utilizadores de veículos elétricos. Estamos já a fazer dos nossos estacionamentos um motor desta transformação”, afirma Chema García-Hoz, diretor de EV da Telpark.
Para 2026, a Telpark estima aumentar em Lisboa os pontos de carregamento na ordem dos 50%, para um total de 338, dos quais 43 de carregamento rápido. Alinhada também com as necessidades reais dos utilizadores em todo o país, os pontos de carregamentos disponíveis vão aumentar em cerca de 60%, para 477 pontos.
“O crescimento sustentado da oferta de mobilidade elétrica continua a posicionar a Telpark como um dos principais impulsionadores da infraestrutura de carregamento em contexto urbano na Península Ibérica”, sublinha a empresa.
A utilização da rede tem acompanhado o reforço estrutural, já que em 2025 estima-se que a infraestrutura da Telpark tenha garantido 125 mil carregamentos em Portugal, dos quais 105 mil realizados em Lisboa. Em todo o país, o fornecimento total terá sido de 2,15 GWh de energia.
“Lisboa assume um papel central na estratégia de investimento da Telpark, contando atualmente com 27 parques de estacionamento integrados na rede de carregamento elétrico, incluindo localizações emblemáticas como Marquês de Pombal, Valbom e Restauradores, que registaram dezenas de milhares de carregamentos ao longo de 2025”, refere a empresa.
Segundo Ana Barbosa Leal, diretora de Operações Off Street da Telpark, “O desenvolvimento da nossa rede de carregamentos elétricos é um pilar fundamental na nossa estratégia e está em total alinhamento com as políticas públicas de transição energética, descarbonização e eletrificação do setor da mobilidade”.
“A nossa abordagem integrada que combina estacionamento, carregamento elétrico e tecnologia traduz o compromisso em apoiar a implementação prática da estratégia e objetivos para acelerar a eletrificação do parque automóvel, promover uma mobilidade urbana mais eficiente e ajudar Lisboa e outras cidades portuguesas a responder a diversos desafios”, acrescenta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com