O Grupo Empark, empresa espanhola de serviços de estacionamento que opera também em Portugal com a marca Telpark, registou receitas ajustadas de 171,7 milhões de euros, o que representa um aumento de 11% relativamente ao mesmo período de 2024, impulsionado pelo desenvolvimento do negócio Off-Street e pelo dinamismo da sua aposta comercial e digital.
A líder em serviços de estacionamento na Península Ibérica e que opera sob a marca Telpark, continua assim a acelerar o seu crescimento e reforça a sua liderança durante os primeiros nove meses de 2025.
O EBITDA ajustado ascende a 90,6 milhões de euros, 14,6% acima do registado no mesmo período de 2024, com uma margem de 52,8%, a mais elevada da história da empresa.
“O negócio Off-Street aumentou as suas receitas em 15%, atingindo 120,8 milhões de euros, excluindo a operação na Turquia, vendida em abril. Destaca-se, neste âmbito, o impacto positivo de novas aquisições e integrações. A faturação On-Street, por sua vez, cresceu 3%, para os 49,8 milhões de euros, apoiada na renovação de contratos e na obtenção de novas concessões”, explica a empresa.
Já a taxa de utilização digital, uma das alavancas estratégicas da empresa, atingiu 20% do negócio de rotação Off-Street, ao crescer mais de 300 pontos base no último ano, acrescenta.
O número de utilizadores digitais da app Telpark ultrapassa os 5,9 milhões. Neste período, a Telpark investiu 63,2 milhões de euros, um valor ligeiramente superior ao de 2024, destinado sobretudo ao desenvolvimento e melhoria de ativos Off-Street, revela a empresa ibérica.
A Telpark gere atualmente mais de 335.900 vagas de estacionamento em mais de 150 cidades de Espanha e Portugal. Com estes resultados, a empresa consolida a sua liderança no mercado e o seu compromisso com a inovação, o desenvolvimento urbano sustentável e a experiência do utilizador, mantendo o foco na expansão de novos serviços e na criação de valor a longo prazo para cidades, clientes e acionistas.
“Entre as principais operações, destaca-se a aquisição do portefólio Turiapark, composto por quatro ativos em Valência e Madrid, bem como o início da gestão do Mercado de Almuñécar e a incorporação de um novo parque de estacionamento na cidade de Viseu, consolidando a presença da empresa na cidade portuguesa e onde em breve será reforçada a oferta. Também iniciou operação o novo parque Albacete-Jesús em Valência, uma instalação de nova construção”, lê-se no comunicado.
Na área On-Street, foram renovados contratos em cidades como Fuengirola, Luanco e Sigüenza, entre outras. No total, estas operações resultaram na integração de mais de 3.100 novos lugares de estacionamento, acrescenta a empresa.
Para Iñigo Duque, Chief Financial Officer da Telpark “estes resultados refletem o sucesso da nossa estratégia, baseada na transformação digital, no reforço da oferta de carregamento elétrico e no crescimento seletivo do portefólio. Estamos numa posição sólida para continuar a inovar e liderar a mobilidade sustentável no sul da Europa, maximizando a rentabilidade e a criação de valor para os nossos clientes e acionistas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com