[weglot_switcher]

Temperaturas recorde em janeiro na Europa. Oito países com os registos mais altos de sempre

No caso de Espanha, por exemplo, a cidade de Bilbau registou 25,1 graus Celsius. Tanto como é habitual ser registado no verão e mais de 10 graus Celsius acima do que a cidade costuma viver no em janeiro.
4 Janeiro 2023, 17h09

As temperaturas atingidas pela Europa já bateram os mais elevados registos nacionais em oito países neste mês de janeiro, com os recordes regionais a serem batidos noutros três, segundo noticia a estação norte-americana “BBC”.

Existem novos máximos referentes a janeiro para os Países Baixos, Liechtenstein, Lituânia, Letónia, República Chequia, Polónia, Dinamarca e Bielorrússia. Quando aos dados regionais, foram batidos recordes em França, Alemanha e Ucrânia.

A título de exemplo, no domingo, dia 1 de janeiro, o calor fez sentir aqui ao lado, em Espanha, com 25,1º em Bilbau, uma temperatura que habitualmente é sentida no verão. Aliás, média em janeiro costuma ser mais de 10º abaixo deste nível. Mais para Este, na Catalunha, algumas regiões estão sujeitas a restrições relativas ao uso de água.

É certo que é um hábito serem batidos recordes na meteorologia, mas não costumam ser de tal forma diferentes dos registos mais elevados anteriores.

Em simultâneo, a América do Norte tem enfrentado fortes tempestades, com grandes quantidades de neve. Nesta altura, é expectável que aconteçam temporais e tornados em quatro Estados dos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.