[weglot_switcher]

Tempestade Leslie causou 101 milhões de euros em danos

A tempestade que ocorreu de 12 a 14 de outubro de 2018 registou o maior valor de participações numa só ocorrência.
24 Janeiro 2019, 17h10

A Associação Portuguesa de Seguradores realizou um novo apuramento aos danos que a tempestade Leslie causou em Portugal, de 12 a 14 de outubro do ano passado e concluiu que foram registados mais de 38 mil sinistros que estavam cobertos por apólices de seguros, num inquérito promovido junto de empresas de seguros ligadas à associação.

No total, os sinistros correspondiam a um valor de 101 milhões de euros, dos quais 60 milhões já estão pagos e o montante restante está a ser provisionado, enquanto as seguradoras estão a reunir as informações necessários para processamento do pagamento das indemnizações.

A maioria das participações dizem respeito a seguros de habitação, registando-se mais de 31 mil sinistros, sendo seguidos por 3800  sinistros em seguros de estabelecimentos industriais e comerciais. Apesar de os estabelecimentos de comércio registarem um menor número de prejuízos, são os que somam o valor monetário maior, atingindo os 46 milhões de euros. As habitações somam um prejuízo de 45 milhões de euros, ligeiramente abaixo do comércio. Os danos sofridos em veículos ascende a mais de 4,3 milhões de euros em indemnizações.

Este é o maior valor de participações registadas num único evento. Para dar capacidade de resposta, as empresas de seguros colocaram equipas no terreno que fossem capazes de processar toda a informação necessária para uma regularização mais rápida. A Associação, no comunicado enviado à imprensa, afirmou que mais de 80% das indemnizações já se encontram pagas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.