Para as melhores organizações do mundo, o colaborador continua a estar no centro da organização. Perante isto, identificámos que a personalização da experiência do colaborador tem sido e continuará a ser uma prioridade. As organizações que conseguem criar um compromisso genuíno com os colaboradores, serão capazes de estabelecer uma reação emocional necessária para atingir uma cultura de trabalho de alto desempenho.

A possibilidade de trabalhar remotamente ou num modelo de trabalho híbrido, tem sido reconhecido como um aspeto que potencia uma experiência positiva para o colaborador. Deste modo, as organizações Top Employers procuram envolver os colaboradores na personalização da sua experiência em modelos de trabalho remoto e híbrido.

A saúde mental e física dos colaboradores, tem merecido especial atenção por parte dos Top Employers de todo o mundo. Os modelos de trabalho remoto e híbridos estão ainda numa fase de consolidação, pelo que esta personalização, tem trazido à organização informações relevantes de como pode otimizar estes modelos, indo ao encontro daquilo que os colaboradores precisam para desempenharem as suas funções com qualidade e eficiência. Os colaboradores beneficiam também desta personalização ao ser-lhe permitido adaptar estes modelos de trabalho à sua experiência de bem-estar, contando com flexibilidade e autonomia no seu trabalho. Esta prioridade na gestão de pessoas visa proporcionar ao colaborador as condições de que realmente precisa, potenciando o empowerment dos colaboradores bem como a sua responsabilização pelos resultados e performance.

Tem sido crescente o recurso a tecnologia neste processo de personalização da experiência do colaborador, particularmente na melhoraria da sua experiência de aprendizagem, fundamental para a adaptação a formas de trabalho mais eficientes.

O desenvolvimento da liderança continua a ser uma tendência, os Top Employers têm procurado traduzir os seus modelos de liderança em comportamentos. A tendência global ao nível da liderança, incide na capacidade de o líder interpretar e entender a organização como um todo e como os seus colaboradores vivem a organização. Em 2023, os líderes irão desenvolver novas habilidades estratégicas, de pensar a longo prazo, enquanto atuam decisivamente a curto prazo para sobreviver e prosperar. Os líderes atuais e futuros procurarão desenvolver uma escuta mais atenta para conquistar o comprometimento emocional das suas equipas e evitar mudanças destrutivas e dolorosas.

O propósito e os objetivos organizacionais bem definidos são também uma tendência global, na medida em que, a empatia dos colaboradores face a um propósito com o qual se identificam impulsiona a sua motivação e comprometimento. Parece óbvio, mas é comum que muitos colaboradores atuais das organizações não sejam verdadeiramente conscientes de qual é o propósito da organização, nem que objetivos específicos a sua organização tem a curto, médio e longo prazo.

As organizações precisarão de definir e comunicar o propósito que esteja no centro do negócio. Este tópico está diretamente relacionado com a primeira tendência referida neste artigo, pois a personalização da experiência do colaborador só pode melhorar o desempenho organizacional se os objetivos do negócio estiverem bem definidos para todos os colaboradores.

Neste contexto, a abordagem à Proposta de Valor ao Colaborador, a Inclusão e Sustentabilidade são temas-chave para a criação e manutenção do objetivo de toda a organização. A pandemia fez com que os colaboradores reavaliassem os seus objetivos e valores, passando a ver o trabalho com outros olhos. Este facto, tornou a Proposta de Valor ao Colaborador mais importante e a necessidade de muitas reformulações.

O desenvolvimento de ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos são cada vez mais valorizados e atraentes para o talento. É por isso que muitos Top Employers estão a melhorar as redes de diversidade, inclusão, e representação através da criação de programas específicos dedicados a estas causas e necessidades.

A sustentabilidade e as questões ambientais têm proporcionado também a consciencialização global, da urgência de ações concretas.  Há um número encorajador de Top Employers que têm um objetivo social definido, através de programas de voluntariado para colaboradores, mostrando consistentemente o desempenho social e ambiental, remuneração executiva vinculada à sustentabilidade e incentivos para colaboradores que apoiam questões ambientais.

Conteúdo publicado no suplemento comercial Top Employers, distribuído com a edição do Jornal de Económico de 17 de fevereiro