[weglot_switcher]

Terrorismo na Holanda: Polícia revela fotografia de suspeito

O suspeito tem nacionalidade turca e chama-se Gökmen Tanis, de 37 anos. O suspeito de entrar aos tiros num elétrico, que provocou três vítimas mortais e nove feridos, está a ser procurado pela polícia na cidade holandesa de Utrecht.
18 Março 2019, 13h43

A polícia holandesa veio a público revelar a fotografia e a identididade do suspeito do ataque terrorista na cidade de Utrecht, que vitimou três pessoas e provocou nove feridos.

O suspeito tem nacionalidade turca e chama-se Gökman Tanis, de 37 anos. O suspeito está a ser procurado pela polícia em relação ao atentado terrorista da manhã desta segunda-feira, 18 de março, no centro da cidade de Utrecht na 24 Oktober Plein.

A polícia aconselha os cidadãos a não se aproximarem do suspeito e a contactarem as autoridades pelo número 0800-6070.

A polícia holandesa já montou uma caça ao homem suspeito do ataque que terá entrado aos tiros num elétrico da cidade.

O munícipio de Utrecht, a polícia e o Ministério Público aconselham os cidadãos a permanecerem em casa até novas informações. As autoridades temem que possa haver novos ataques. “Novos incidentes não são excluídos. A polícia está atualmente à procura do autor”, pode-se ler nas redes sociais da polícia holandesa.

 

https://twitter.com/PolitieUtrecht/status/1107636046685188096

Vários tiroteios ocorreram em locais diferentes na manhã de hoje em Utrecht, na Holanda central, causando várias vítimas, um ato “potencialmente terrorista”, segundo a Agência Nacional de Segurança e Antiterrorismo (NCTV).

“Houve tiroteios esta manhã em Utrecht em vários lugares”, disse o diretor da NCTV, Pieter-Jaap Aalbersberg, numa conferência de imprensa em Haia, acrescentando que “uma grande operação policial está em andamento” para encontrar o atirador.

A polícia holandesa já confirmou hoje pelo menos um morto e vários feridos num tiroteio hoje de manhã em Uthecht, anunciando também um reforço da segurança nos aeroportos e edifícios importantes do país.

A polícia indicou ainda que o ocorrido em Utrecht é um ato “potencialmente terrorista”.

Vários polícias fortemente armados encontram-se na parte de fora de um bloco de apartamentos nas proximidades do tiroteio.

Segundo a agência de notícias EFE, testemunhos colhidos pelas autoridades indicaram que um homem sacou de uma arma e começou a disparar de forma aleatória contra as pessoas, tendo-se depois colocado em fuga.

Alguns testemunhos referiram que há mais de uma pessoa envolvida no tiroteio, mas a polícia só confirmou um atacante.

O incidente ocorreu por volta das 10:45 (hora local, 09:45 em Lisboa). A zona do tiroteio foi encerrada pelas autoridades policiais.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, considerou a situação “muito preocupante” e o coordenador dos serviços de antiterrorismo do país disse, numa mensagem no Twitter, que uma equipa de crise estava a reunir-se para discutir a situação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.