[weglot_switcher]

Tesla consegue acordo para abrir fábrica em Xangai

Elon Musk, CEO da empresa, disse em 2015 que uma fábrica na China poderia reduzir o preço de produção em um terço. Detalhes do acordo estão ainda a ser negociados.
23 Outubro 2017, 10h59

A Tesla chegou a um acordo com o governo municipal de Xangai para a construção de uma fábrica na região, e espera que o negócio fique totalmente fechado até ao final do ano, segundo o Wall Street Journal. Esta estratégia pode dar à empresa uma vantagem única no maior mercado de veículos elétricos.

Os detalhes do acordo ainda estão a ser elaborados, mas este negócio pode reduzir drasticamente os custos de produção dos automóveis da empresa liderada pelo sul africano Elon Muk. O jornal norte-americano escreve ainda que o acordo deve excluir a partilha da tecnologia, impedindo assim que outras empresas semelhantes se estabelecem na área.

A Tesla ‘andava atrás’ de uma fábrica chinesa há anos, e o acordo com Xangai começou a ser desenvolvido em junho, uma notícia que foi avançada pela Bloomberg. Depois desse anúncio, a Tesla confirmou que vendeu automóveis no valor de mil milhões de dólares na China em 2016, e confirmou também o investimento da Tencent Holdings, uma gigante de tecnologia chinesa.

A China cobra um imposto de 25% sobre as vendas de veículos importados e não permite que fabricantes estrangeiras independentes tenham fábricas no país, o que são problemas para a Tesla, que quer ampliar a sua presença no crescente mercado de veículos elétricos, sem comprometer a sua independência ou propriedade intelectual.

O governo chinês considerou permitir que as fábricas estrangeira se estabelecessem em zonas de livre comércio, em parte para incentivar mais produção de veículos elétricos e híbridos. No entanto, a Tesla teria ainda de pagar um imposto de 25% nos carros construídos na China. As fabricantes de automóveis estrangeiras só conseguem evitar essa tarifa com a formação de joint ventures com fabricantes locais – o que geralmente inclui partilha da tecnologia, uma situação que está fora de questão para a Tesla.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.