A Tesla quer construir uma fábrica de automóveis e baterias em Valência, com um investimento de 4,6 mil milhões de euros. Depois de um passo atrás nas negociações entre a empresa de Elon Musk e a Comunidade de Valência, relatado em julho, os contactos parecem agora cada vez mais avançados.
Principais fabricantes de veículos elétricos venderam 2,80 milhões de unidades no primeiro semestre
A informação é avançada pelo diário espanhol “El Economista”, que contactou fontes próximas do acordo, que deverá instalar a segunda fábrica da construtora de veículos na Europa, depois de a primeira em Berlim.
É notório que daí podem resultar benefícios em larga escala para a economia espanhola, assim como no que diz respeito ao número de novos postos de trabalho, nomeadamente se for replicado o modelo que vai ser implementado no México.
Trata-se de uma fábrica que a Tesla está a construir em Monterrey, da qual resultarão seis mil novos postos de trabalho, mediante um investimento que deverá ascender a 4,5 mil milhões de euros, de acordo com as declarações de Martha Delgado, subsecretária de Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos do Ministério das Relações Externas daquele país da América Latina.
“Para cada dólar investido vai gerar-se na economia local um efeito multiplicador entre 7 e 11 dólares, entre os trabalhos de fornecimento de bens e serviços que vão permitir que a fábrica funcione”, referiu Francisco González, presidente da Indústria Nacional de Autopeças do México (INA).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com