[weglot_switcher]

Testagem é “a arma principal” para combate à pandemia

“Penso que a testagem é a arma principal que devemos usar e não o confinamento”, sublinhou Manuel Carmo Gomes durante reunião do Infarmed.
9 Fevereiro 2021, 12h43

O epidemiologista, Manuel Carmo Gomes defendeu, durante reunião com o Infarmed, que a testagem é a forma de se combater a pandemia e utilizou o exemplo da Dinamarca que utilizou esta estratégia.

“Penso que a testagem é a arma principal que devemos usar e não o confinamento”, sublinhou Manuel Carmo Gomes. O especialista acredita que Portugal devia ter como exemplo a Dinamarca. “Quando o número de casos começou a subir na Dinamarca, [o país] conseguiu manter a percentagem de testes positivos devido a esta estratégia”.

“A testagem é que importa, se se recordam numa das primeiras reuniões do Infarmed foi dada a imagem de que este vírus comporta-se como uma mola e nós temos de usar uma mão ou um pé para manter a mola pressionada para baixo caso contrário ele dispara o número de casos exponencialmente, como nós temos visto”, explicou Manuel Carmo Gomes.

“Como retiramos a mãos da mola sem que a mola venha por aí acima?”, questionou o especialista acrescentando ainda outra pergunta: “como vamos sair deste confinamento sem deixar que a mola venha por aí acima outra vez e eventualmente agravada pela presença das variantes?”.

Além da testagem e do comportamento do vírus, Manuel Carmo Gomes também apontou existirem “preocupações de grandes grupos de cientistas europeus relativamente à presença das variantes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.