Testes gratuitos ilimitados para residentes e não residentes em Lisboa a partir de hoje (com áudio)

Desde o dia 31 de março, quando o programa começou, já foram realizados nas farmácias mais de 60 mil testes gratuitos a moradores de Lisboa.

Teste Coronavírus | Getty Images

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) definiu esta segunda-feira que o Plano Municipal de Testagem de Lisboa “deixou de estar limitado a dois testes mensais por morador na cidade” passando agora a oferecer um número de testes ilimitados, independentemente de ser ou não residentes no concelho,

Em comunicado enviado às redações, a CML diz que este plano está a funcionar em 110 farmácias aderentes e que na última semana duplicaram o número de testes feitos, “passando de uma média diária de mil testes para mais de 3.500 testes/dia, nos dias 17 e 18 de junho”.

Desde o dia 31 de março, quando o programa começou, já foram realizados nas farmácias mais de 60 mil testes gratuitos a moradores de Lisboa.

Além disso, a CML faz ainda saber que as “equipas dos serviços de proteção civil municipal de Lisboa estarão presentes a partir de hoje, segunda-feira, nas principais artérias comerciais a sensibilizar, porta a porta, o comércio local e restauração para a necessidade de testar os seus funcionários”. Nesta área, a câmara tem referido — e volta a fazê-lo neste texto — que têm sido feitos pouco testes: “No último mês apenas foram efetuados 31 testes ao abrigo do programa de testes gratuitos que a CML disponibilizou para os trabalhadores do comércio e restauração”.

Relacionadas

Vacinação para faixa etária dos 20 aos 29 anos começa a meio de julho

“A task-force decidiu que quando chegar a 50% dos vacinados na faixa dos 30-39, abre logo a faixa seguinte”, disse, adiantando que a preparação da campanha de vacinação já está em andamento porque “os jovens não são tão sensíveis à vacinação”.

Lisboa alarga horários dos centros de vacinação para triplicar número de vacinas administradas semanalmente

A partir da próxima semana, os centros de vacinação estarão operacionais por mais uma hora. Em julho, passarão para as 14h horas diárias. O objetivo é de aumentar o número de vacinações diárias de 39 mil para 65 mil.

Covid-19: Agendamento da vacinação para maiores de 35 anos em vigor a partir de segunda-feira

Medida faz parte da estratégia da task-force de vacinar faixas etárias da população por semana, tendo dado às idade mais avançadas.
Recomendadas

Certificado digital e de recuperação: Sabia que tem de renovar ao fim de 180 dias? (com áudio)

Segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde, quem foi vacinado há mais de seis meses têm que renovar o certificado digital para que seja válido.

O hotel que reservei tem uma piscina interior. Poderei usá-la?

Prepare as suas férias e contacte previamente o hotel para ser informado de todas as medidas aplicáveis, nomeadamente, de limpeza, higienização, utilização de espaços comuns e serviços de restauração.

Famílias com maiores rendimentos são as que mais aderem à economia circular

As margens orçamentais das famílias com maiores rendimentos permitem que seja possível incorporar uma economia circular nos consumos diários. Em contrapartida, os casais reformados e seniores solitários são os que se encontram mais distantes deste objetivo.
Comentários