“Não podemos controlar os Estados Unidos da América, mas podemos controlar a ação da nossa indústria global”, disse Cem Altan, presidente da International Apparel Federation, que assim marcou a IAF Spring Conference, que decorreu no Porto esta sexta-feira. O evento organizado pela IAF em colaboração com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, reuniu representantes da indústria têxtil e vestuário de todo o mundo para discutirem a transformação urgente de um setor pressionado pela incerteza global. Em texto da responsabilidade da ATP que cita o dirigente internacional, Cem Altan apelou à ação imediata das empresas para reduzirem a sua dependência dos Estados Unidos e encontrarem novos parceiros estratégicos de longa duração.
“Portugal é um exemplo de bons negócios, conhecido pela flexibilidade e inovação. Um sucesso de expansão”, afirmou, reconhecendo o papel do país como referência em sustentabilidade e inovação no sector. O líder da IAF defendeu ainda, segundo a mesma fonte, que apenas com processos mais eficientes, cadeias de abastecimento mais conectadas, maior rapidez e qualidade, será possível enfrentar a imprevisibilidade dos mercados. “A IAF continuará a ser a voz dos produtores e confecionadores”, garantiu.
Na mesma linha, Mário Jorge Machado, presidente da ATP e igualmente citado pelo texto, foi perentório: “A Europa tem vindo a enfrentar desafios consecutivos. A nossa resposta tem de ser a transformação – na transparência, circularidade e inovação de processos”.
Apontou a digitalização com recurso à inteligência artificial também como um imperativo para o futuro da indústria e reforçou o papel decisivo das pessoas qualificadas, das universidades e centros tecnológicos, bem como da urgência em atrair novas gerações para a indústria têxtil e do vestuário.
A conferência abordou ainda, refere a ATP, a divisão de riscos entre marcas e produtores, a robotização, as alterações nos padrões de consumo e o desafio de gerar valor através de ferramentas como o passaporte digital de produto.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com